Prémio de Investigação em Saúde para o CHULC

Uma equipa do CHULC venceu o Prémio MSD de Investigação em Saúde, em parceria com grupos de outros seis centros hospitalares. Sara Rosa (na fotografia) e Isabel Fragata, interna e médica da Unidade de Neurorradiologia, respetivamente, e Diana Aguiar de Sousa, médica da Unidade Cerebrovascular, são as autoras, pelo CHULC, do projeto “Perfusion Imaging to Identify Salvageable Brain Tissue in Patients with Cerebral Venous Thrombosis”.

O trabalho propôs-se estudar, através de ressonância magnética, alterações da perfusão cerebral nos doentes com trombose venosa cerebral (TVC) que sejam preditores de desenvolvimento de enfarte definitivo. Os resultados do estudo têm potencial de ser utilizados no futuro em modelos de seleção de doentes com TVC para terapêutica endovascular, melhorando assim o prognóstico dos mesmos.

27-11-2023