MAC assinala Dia pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

Um seminário, organizado pela Unidade de Internamento de Medicina Materno-Fetal, assinalou hoje, no CHULC-MAC, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. O evento procurou congregar os saberes de profissionais de diferentes áreas sobre o fenómeno da violência contra as mulheres de modo a promover uma intervenção eficaz e de qualidade. O evento, durante o qual se validou a pertinência da discussão e do desenvolvimento de estratégias integradas e interdisciplinares, contou com cerca de 200 participantes online.

Quando falamos de violência contra as mulheres, falamos de violência física, psicológica, sexual e até obstétrica. Falamos das relações de poder sobre as mulheres e da privação de um dos seus direitos fundamentais, o direito à autodeterminação.

É particularmente importante que os profissionais conheçam os recursos existentes, internos e externos, sobre como identificar, apoiar, referenciar e prevenir a violência. Entre os exemplos existentes de uma resposta integrada que articula a comunidade, o poder local e a autoridade policial, está o Espaço Júlia situado no CHULC-HSAC.

27/11/2023

Partilhar: