Grupo Saudita inicia transplantação pulmonar em parceria com o CHULC

O grupo King Abdulaziz Medical City-Central Region (KAMC), da Arábia Saudita, estabeleceu uma parceria com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) para intercâmbio clínico e científico na área do transplante pulmonar. Ao abrigo do memorando de entendimento, iniciou-se no passado dia 7 de agosto um estágio observacional de duas semanas, que vai permitir a acreditação do programa de transplantação naquela unidade saudita.


A comitiva saudita, que se encontra a estagiar no Hospital de Santa Marta, em Lisboa, é composta por 11 profissionais, médicos e enfermeiros, e é liderada pelo enfermeiro João Dantas, que coordena o programa de transplantação cardíaca e pulmonar no KAMC. Do lado português, os responsáveis pela parceria são os médicos do CHULC Luísa Semedo, coordenadora da Unidade de Transplante Pulmonar, e Paulo Calvinho, coordenador cirúrgico da mesma unidade.

Os signatários do protocolo, o CHULC e o KAMC, pretendem estreitar laços colaborativos que se prolonguem no tempo, de forma a melhorar os cuidados de elevada complexidade aos doentes que necessitam de transplante pulmonar.

10/08/2023

 

Partilhar: