Conferência “Pequenas ações, Grande impacto” no CHULC

As iniciativas associadas ao Mês da Sensibilização para a Prematuridade, desenvolvidas pela Unidade de Neonatologia do CHULC-MAC, culminaram, na passada quarta-feira, 22, com a realização da conferência “Pequenas ações, Grande impacto”.
Sensibilizar os participantes em geral para as necessidades específicas e direitos dos bebés prematuros e das suas famílias, dando visibilidade a esta problemática, foi o objetivo do encontro.
Os cuidados especializados e individualizados baseados na evidência cientifica, prestados nas unidades de Neonatologia por equipas multidisciplinares de elevada competência, traduzem-se em verdadeiros benefícios para o desenvolvimento do bebé.

A sessão de abertura foi presidida pelo coordenador da Unidade Funcional de Neonatologia do CHULC, Daniel Virella, que ressalvou a “enorme importância” de sensibilizar os profissionais e a população para “uma realidade muito oculta, da qual só tem conhecimento quem passa por ela”. Disse ainda que “é preciso apoiar não só estas crianças, mas estas famílias, no seu sentido alargado, porque nascer prematuro é viver prematuro. O prematuro é prematuro toda a vida. O que desejamos é que todos os prematuros tenham o apoio da sua família e que a sua família tenha o apoio da sociedade”.

O programa contou com a participação das profissionais da equipa da Unidade de Neonatologia do CHULC-MAC Ana Lúcia Marques, enfermeira especialista em Saúde Infantil e Pediatria e Ana Cristina Santos, enfermeira especialista em Saúde Mental, que abordaram as temáticas dos desafios e vivências da prematuridade e a importância da construção de memórias positivas.
No final, Esmeralda Pereira, enfermeira gestora da Unidade de Neonatologia, agradeceu “à equipa de Neonatologia, integrada numa equipa multidisciplinar, que todos os dias se desafia a si mesma e que, apesar dos constrangimentos, se envolve e responde a todos os reptos”.

Consulte abaixo as apresentações.

2023 – Dia da Prematuridade – Desafios e vivências da prematuridade- Ana Lucia Marques

2023- Dia da Prematuridade – Criação de Memórias Positivas- Ana Cristina Ranha

Partilhar: