Cirurgia inovadora no CHULC-HDE

O Serviço de Ortopedia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, realizou hoje, 20 de novembro de 2018, uma cirurgia inovadora de colocação de um implante intramedular mecatrónico (Fitbone).

Este é o primeiro implante a ser colocado, em Portugal, numa criança de 11 anos, para alongamento do membro inferior esquerdo.

Para o efeito contou com a colaboração do Prof. Franck Accadbled, Coordenador do Departamento de Ortopedia Pediátrica do Hôpital des Enfants em Toulouse e da Sra Enf.ª Nathalie Poussou, Enfermeira do Departamento de Ortopedia Pediátrica do mesmo Hospital.

Esta tecnologia foi desenvolvida pela empresa alemã Wittenstein e permite, em situações que até alguns anos atrás envolviam a utilização de fixadores externos, proceder ao alongamento dos membros mediante a colocação na cavidade medular de uma cavilha de alongamento através da realização de uma cirurgia minimamente invasiva, sendo este mecanismo, posteriormente, acionado externamente através de um dispositivo eletrónico de controlo.

Esta técnica apresenta inúmeras vantagens face à adotada até ao momento, permitindo a correção de deformidades e encurtamentos dos membros de forma mais rápida, eficaz e menos traumática para o paciente, realizam-se, exclusivamente, no interior do osso, não envolvendo qualquer ferida para o doente (com exceção da necessária à colocação do mesmo), minimizando, assim, o risco de infeção durante o alongamento, iniciando precocememte as atividades diárias e melhorando a qualidade de vida e segurança da criança.