CHULC-MAC assinala Dia Mundial da Prematuridade
Comemorou-se no passado dia 17 de novembro, o Dia Mundial da Prematuridade, cujo tema deste ano é: “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebés, em todos os lugares”. Segundo a Organização Mundial de Saúde, os bebés mais vulneráveis, os chamados prematuros extremos por nascerem com menos de 28 semanas de gestação, beneficiam ainda mais do contacto precoce.
A Maternidade Dr. Alfredo da Costa, que assiste anualmente ao maior número e à maior proporção nacional de extrema prematuridade, promove até à próxima quarta-feira, dia 22 de novembro, um conjunto de iniciativas associadas ao dia, envolvendo os profissionais e os pais dos bebés prematuros que se encontram internados na Unidade de Neonatologia.
Entre os momentos que marcaram o dia, destaca-se um momento de convívio/partilha que contou com a atuação de uma dupla do Projeto Música nos Hospitais. Em paralelo, o Banco do Bebé, com o apoio da Casa da Moeda, ofereceu uma lembrança a todas as famílias.
“Este é um dia para garantir que há esperança, que há uma alegria que há de vir. Felizmente a maior parte dos bebés irão para casa, irão felizes, com os seus pais felizes. Há que aproveitar.”
Daniel Virella, Coordenador da Unidade Funcional de Neonatologia do CHULC.
“Estamos aqui pelos pais e pelos bebés que nasceram antes de tempo, que se apressaram, e que são mesmo muito grandes apesar de tão pequeninos, e não podíamos de forma nenhuma deixar de fazer esta partilha. É simbólico!!”
Esmeralda Pereira, Enf.ª Gestora Unidade de Neonatologia da MAC.
“Os nossos três bebés completam hoje oito dias de vida. Eles estão bem, embora um deles esteja mais instável. Estamos de coração nas mãos, mas cheios de esperança e muito confortáveis com toda a equipa do serviço. Sentimos o amor e o carinho com que todos tratam dos nossos pequenos. Estamos muito gratos”.
Grazielle, mãe de trigémeos internados na Unidade de Neonatologia da MAC.
20/11/2023
