CHULC formaliza mediador intercultural

O Conselho de Administração do CHULC formalizou, pela primeira vez, a função de mediador intercultural do centro hospitalar. A decisão foi comunicada a 2o de maio, durante a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento.

A função fica a cargo de Bruno Oliveira, profissional que integra o Gabinete de Segurança e a Comissão da Diversidade e Inclusão (CDI) do centro hospitalar, que está disponível para responder às necessidades da comunidade de etnia cigana que acede ao CHULC.

“O mediador intercultural tem um bom conhecimento dos códigos culturais da comunidade que representa e da nossa instituição. Um dos principais objetivos desta função é desenvolver uma cultura de inclusão”, disse Bruno Oliveira na sessão comemorativa do Dia Mundial da Diversidade Cultural em que foi formalmente apresentado, e que, organizada pela CDI do CHULC, decorreu no Hotel Neya.

Sempre que se justificar, os profissionais do CHULC podem solicitar a colaboração de Bruno Oliveira através do e-mail mediadorintercultural.cigano@chlc.min-saude.pt ou do número de telemóvel 967 059 709.

A CDI do CHULC articula-se também com entidades externas, como o Alto Comissariado para as Migrações, o Departamento da Saúde no CNAIM (Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes) de Lisboa, o ACES de Lisboa Central e a Fundação Aga Khan Portugal.

O objetivo é estabelecer protocolos de forma a serem criadas relações de proximidade que facilitem o acesso a cuidados de saúde da população imigrante. Existem ainda interlocutores de proximidade com as comunidades que mais procuram os cuidados de saúde no CHULC.

Os contactos estão disponíveis aqui.