CHULC dinamiza I Jornada de Fisioterapia

Assinalou-se, no dia 8 de setembro, o Dia Mundial da Fisioterapia, data em que foi fundada, em 1951, a Confederação Mundial de Fisioterapia, atual World Physiotherapy, da qual faz parte a Ordem dos Fisioterapeutas. Os fisioterapeutas do CHULC organizaram a propósito do dia, a I Jornada de Fisioterapia, que decorreu no auditório da MAC. Pretendeu-se com a I Jornada, enquanto evento científico, criar um momento de partilha e de divulgação sobre a contribuição deste grupo profissional para o “Inovar no cuidar”, lema do centro hospitalar.

Na abertura dos trabalhos, a presidente do Conselho de Administração do CHULC, Rosa Valente de Matos, deu os parabéns à organização da Jornada, dizendo: “Há pouco ouvi ‘primeira pequena jornada’, mas eu acho que é um grande movimento, e basta olhar para o programa científico que está à nossa frente”. Sublinhou: “hoje estamos num mundo em constante evolução e não é só a parte tecnológica, a parte económica, as alterações ambientais, todos os dias mudamos, há mudanças e as profissões da saúde com o tempo também vão mudando. Há todo este caminho, que é necessário, e que as profissões, principalmente a vossa – que é a terceira maior profissão de prestação de cuidados de saúde da Europa – têm que percorrer. Por isso, esta jornada é uma oportunidade única para que saiam daqui novas oportunidades e novos caminhos”.

Por seu turno, Carla Pimenta , coordenadora da Fisioterapia do CHULC e presidente da comissão organizadora da I Jornada, disse que “esta é especial, não apenas porque celebramos o Dia Mundial da Fisioterapia, mas também porque marca um momento significativo no nosso compromisso contínuo de “Inovar no Cuidar”. E acrescentou: “Esta jornada é uma oportunidade para partilhar as melhores práticas em cuidados de fisioterapia hospitalares”. E concluiu: “Desejamos criar um ambiente que promova a partilha de conhecimento, o diálogo interdisciplinar e a construção de redes que transcendam as fronteiras profissionais e institucionais”, e que “num futuro próximo, possamos reunir-nos novamente num evento científico ainda mais abrangente, que reúna profissionais de diversas áreas da reabilitação”.

Os 93 fisioterapeutas do CHULC exercem a sua atividade em todos os polos, integrados em equipas multidisciplinares e em diversas unidades orgânicas, atuando em contextos variados, acompanhando os pacientes em todas as fases do seu ciclo de vida.

As jornadas, destinadas aos fisioterapeutas do CHULC e a convidados, nomeadamente de outros grupos profissionais da instituição, docentes das instituições de ensino superior com parcerias com o CHULC e fisioterapeutas de outros hospitais e centros hospitalares da área metropolitana de Lisboa, contaram com um total de 117 participantes.

 

Partilhar: