CHULC assinala Dia de Doação de Leite

O CHULC, onde foi criado há 13 anos o primeiro Banco de Leite Humano (BLH) em Portugal, assinalou o Dia Mundial de Doação de Leite Humano realizando, a 19 de maio, no anfiteatro da Maternidade dr. Alfredo da Costa, uma sessão de agradecimento às mães dadoras de leite, que teve a participação de Daniel Virella, coordenador da Unidade Funcional de Neonatologia do CHULC, Israel Macedo, neonatologista e coordenador do BLH do CHULC, e Esmeralda Pereira, enfermeira gestora daquela unidade e do BLH.


Além dos dirigentes, tiveram intervenções Joana Jacinto, enfermeira do BLH e Patrícia Silveira, enfermeira e voluntária do Banco do Bebé (com o tema: BLH, Uma Viagem no Espaço); Ana Lúcia Torgal, enfermeira especialista em Saúde Materna e Obstetrícia (Abertura à Comunidade – ACES de Lisboa Ocidental e Oeiras); Sara Brito, neonatologista (Por que é Tão Importante o Leite da Dadora?). Seguiram-se testemunhos de dadoras e mães de bebés recetores, cabendo, por fim, à enfermeira Ângela Santos, do BLH, agradecer a todas as dadoras.

O BLH reúne entre 45 e 65 dadoras/ano, a que corresponde uma média de 300-450 litros de leite doado anualmente. Com o leite humano recolhido é possível ajudar entre 140 e 150 bebés prematuros, o que perfaz, desde 2009, um total de perto de 1900 recém-nascidos recetores.

22-05-2023

Partilhar: