ACE assinala dia do enfermeiro com tertúlia e concurso
A Associação Científica dos Enfermeiros (ACE) do CHULC assinalou a passagem do Dia Internacional dos Enfermeiro com uma tertúlia, uma exposição e um concurso de fotografia. A iniciativa decorreu a 16 de maio, quatro dias após a data da efeméride, no auditório Lídia Gama, no HDE, sob o lema “Os Nossos Enfermeiros, O Nosso futuro: Valor, Respeito, Proteção e Investimento”.
O evento contou com a participação de dirigentes da enfermagem do CHULC, como a enfermeira-diretora Maria José Costa Dias, e da ACE, além de convidados como o inspetor Francisco Moita Flores e a jornalista Dulce Salzedas, que moderou o debate. O assistente técnico Mário Barradas preencheu o momento musical.
No seu discurso, Filomena Leal, presidente da ACE e enfermeira com 40 anos de profissão, disse: “Os enfermeiros do CHULC são sem dúvida uma força motriz capaz de transformar e liderar processos de inovação e de dar resposta aos desafios que nos são colocados todos os dias nos diferentes contextos de trabalho. Não nos podemos esquecer de que o sucesso de uma organização está ligado à sua cultura organizacional, à sua história, mas, o futuro só pode ser mais promissor se todos nós pensarmos que somos parte de uma equipa de profissionais de saúde, única, vencedora, com elevada capacidade de gerir com emoção, sabedoria, responsabilidade, partilha, enfim, de vivenciar e pôr em prática todos os dias a palavra “cuidar”, que “necessita sempre de um complemento para ser real, tem de ser bidirecional e ter como pressupostos o valor, o respeito, a proteção e o investimento.”
Filomena Leal concluiu a sua intervenção com um pensamento de Florence Nightingale: “Escolhi os plantões, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos. Escolhi estar presente na dor, porque já estive muito perto do sofrimento. Escolhi servir ao próximo, porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda. Escolhi o branco, porque quero transmitir paz. Escolhi estudar métodos de trabalho, porque os livros são fonte de saber. Escolhi ser enfermeira, porque amo e respeito a vida!”
22/05/2023
