Gabinete do Cidadão

Natureza e Missão

O Gabinete do Cidadão foi criado por Despacho Ministerial nº 26/8, II Série de 30 de Junho e tem como missão dar voz aos utentes e cidadãos enquanto agentes activos e responsáveis detentores de direitos e deveres, numa lógica de mediação e diálogo num enquadramento institucional.

Atribuições do Gabinete do Cidadão

  • Informar os utentes dos seus direitos e deveres;
  • Receber as reclamações sobre o funcionamento dos Serviços, ou comportamento dos seus funcionários;
  • Redigir as reclamações orais, quando os reclamantes não possam fazê-lo;
  • Receber sugestões dos utentes;
  • Recolher da Imprensa recortes com assuntos alusivos ao Serviço;
  • Promover e divulgar o Gabinete do Cidadão.

Pode apresentar a sua exposição através dos seguintes meios:

  • Livro de Reclamações
  • Atendimento personalizado – Dias úteis entre as 9h00 e as 16h00
    HSJ – junto do Gabinete do Cidadão
    HSM, HSAC, HDE, HCC e MAC – junto do Serviço Social
  • Por email
    gabinete.cidadao@chlc.min-saude.pt
  • Formulário “Contacte-nos”, escolhendo do assunto “Reclamação/ Sugestão/ Elogio”
  • Via Postal
    Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE
    Gabinete do Cidadão
    Rua José António Serrano
    1150-199 Lisboa

O Gabinete do Cidadão do CHULC trata única e exclusivamente as reclamações/ sugestões e elogios recebidos através dos meios indicados ou enviadas pelas instituições públicas.

Qualquer exposição recebida através de outro meio ou plataforma que não aqueles descritos anteriormente não será considerada.


Como deve apresentar a sua exposição:

Independentemente do meio que venha a utilizar, e de modo a permitir um contacto correcto e célere tratamento, a sua exposição deverá conter obrigatoriamente os seguintes dados:

  • Nome Completo
  • Nome do Doente (sempre que o exponente for diferente do utente a que se refere a exposição)
  • Morada completa (incluindo o código postal com 7 dígitos)
  • Telefone
  • Texto (sugestão):
    – Quando aconteceu (data e hora);
    – Onde aconteceu (Serviço ou Serviços do Hospital);
    – Com quem aconteceu (grupo profissional dos profissionais envolvidos- ex.: médicos, enfermeiros, administrativo, técnico, auxiliar, segurança, etc.)Pode ainda entrar em contato com o nosso serviço através dos contatos telefónicos: 218841835 e 218841410

Relatório de Atividades – 2020

Relatório de Atividades – 2021

Relatório de Atividades – 2022