Estrutura de Apoio e Logística

O CHLC, EPE tem vindo ao longo dos últimos anos a fazer um forte investimento na área das tecnologias da informação, no sentido de melhorar a eficácia/eficiência no atendimento à população que serve. Para tal, desenvolveu projectos de elevada dimensão que constitui, nos tempos de hoje, um elevado tráfego a circular pela rede informática.

A informatização de áreas consideradas estratégicas, nomeadamente ao nível da imagiologia, patologia clínica, gastrenterologia, anatomia patológica, pneumologia, electrocardiografia, otorrino, neurofisologia, imunohematerapia, cardiologia e farmácia, devidamente integradas com o processo clínico electrónico, por protocolos modernos e confiáveis nomeadamente HL7, são exemplos de mais valias na qualidade dos serviços prestados.

O CHLC, EPE ciente da importância dos dados informatizados existentes, implementou uma infra-estrutura constituída por dois datacenter’s em replicação, redundantes, permitindo a existência de uma alta disponibilidade dos sistemas existentes.

A implementação do processo clínico electrónico totalmente informatizado é um alvo importante a atingir, no sentido de fazer do CHLC, EPE uma referência nacional ao nível do uso das novas tecnologias.