Urgências
Urgências
Telefone para Informações sobre a Urgência: 21 884 14 08 ou 21 884 15 17
A Urgência Geral Polivalente do CHULC está integrada na Área da Urgência Geral e Cuidados Intensivos (AUGPCI) funcionando como uma área clínica transversal que tem como missão garantir a prestação de cuidados de saúde diferenciados, de qualidade, aos doentes urgentes e emergentes que a ela acorram, em particular aos da sua área de referência. No entanto, dada a sua elevada diferenciação técnica e polivalência, a Urgência Geral Polivalente admite todos os doentes, independentemente da sua proveniência, servindo uma área de referenciação alargada estimada em 2,3 milhões de habitantes.
A Urgência Geral Polivalente integra a Rede Nacional de Urgência e Emergência (Despacho nº13427/2015 de 20 de novembro 2015) como Serviço de Urgência Polivalente/ Centro de Trauma e está sediada no Hospital de S. José, funcionado 24 horas por dia/ sete dias por semana.
Desde 2013, a Urgência Geral Polivalente constitui um dos dois polos integrantes da Urgência Metropolitana de Lisboa (UML) na área da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para as especialidades definidas: Cirurgia Maxilo Facial, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Cirurgia Vascular, Gastrenterologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria e Urologia.
A prioridade no atendimento dos doentes é definida segundo o sistema de Triagem de Manchester implementado neste Centro Hospitalar desde 2007.
Especialmente vocacionada para o atendimento dos indivíduos que apresentem alterações súbitas ou agravamento do seu estado de saúde, a Urgência Geral Polivalente do CHULC possui as seguintes valências:
- Anestesiologia;
- Cardiologia (urgência referenciada);
- Cirurgia Cardiotorácica (urgência referenciada);
- Cirurgia Geral;
- Cirurgia Maxilo-Facial;
- Cirurgia Plástica e Reconstrutiva;
- Cirurgia Vascular (urgência referenciada);
- Gastrenterologia;
- Hematologia (urgência referenciada);
- Medicina Interna;
- Nefrologia (urgência referenciada);
- Neurocirurgia;
- Neurologia;
- Oftalmologia
- Ortopedia;
- Otorrinolaringologia;
- Psiquiatria;
- Urologia;
- Vertebro-Medular.
Dá igualmente suporte à atividade da Via Verde Coronária, Via Verde AVC; Via Verde Sépsis e Via Verde de Trauma.
A estrutura do Centro Hospitalar, nas suas diversas valências, encontra-se organizada de forma a assegurar toda a articulação necessária para proporcionar uma continuidade de cuidados ao doente crítico, desde o pré-hospitalar (com a VMER do CHULC), passando pela Urgência Geral até aos cuidados diferenciados prestados em unidades específicas.
A procura de cuidados médicos urgentes para situações que não o justificam tem um efeito negativo, de sobrecarga de utilização dos serviços do SNS, tanto a nível dos cuidados prestados aos doentes em situação aguda, como para os doentes que os procuram indevidamente, cuja situação clinica necessitará de um acompanhamento de proximidade.
Responsáveis Clínicos:
Directora: Ana Catarina Pereira
Enfermeiro Chefe: Paulo Barreiros
Ajude-nos a melhorar o acesso adequado ao SNS e evite a utilização indevida das Urgências.
Utilize o Centro de Contacto do SNS – SNS24 (808 24 24 24)
Telefone para Informações sobre a Urgência: 21 312 66 80 ou 21 312 69 32
A Urgência Pediátrica polivalente do CHULC está integrada na Área de Pediatria e encontra-se sediada no Hospital de Dona Estefânia.
A Urgência Pediátrica presta cuidados diferenciados e de qualidade centrados na criança/adolescente e família, quer por atendimento directo, quer referenciado.
A referenciação abrange toda a área de influência da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Zona sul do país, ilhas.
No Serviço de Urgência Pediátrica estão disponíveis recursos para a resolução rápida de situações de saúde médica ou cirúrgica, e dispões de instalações equipadas para a permanência de utentes que necessitem de vigilância inferior a 24 Horas.
A Urgência Pediátrica funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com cuidados integrados de pediatria, neuropediatria, neurocirurgia, cirurgia pediátrica, ortopedia, pedopsiquiatria, a todas as crianças e jovens dos 0 aos 18 anos.
Articula-se com a Urgência de todas as especialidades não residentes, médico/cirúrgicas do CHULC, com canais que foram estabelecidos para consultadoria rápida do doente pediátrico.
O Hospital dispõe de Imagiologia, Laboratório, Farmácia, Imunohemoterapia e o apoio de outros serviços auxiliares de diagnóstico e terapêuticas existentes no CHULC.
A triagem de doentes é assegurada pela equipa de enfermagem, após a inscrição administrativa à chegada à Urgência.
É utilizando o Sistema de Triagem de Doentes CPTAS – Canadian Paediatric Triage and Acuity Scale – que identifica a prioridade do atendimento de acordo com a gravidade, sistema que se encontra validado para a população portuguesa, com 5 níveis de prioridade. O significado das cores atribuídas na triagem é o seguinte:
- Vermelho – Doentes emergentes em risco de vida que requerem cuidados imediatos
- Laranja – Doentes emergentes que requerem uma observação rápida e vigilância continua
- Amarelo – Doentes urgentes que necessitam cuidados não imediatos
- Verde – Doentes pouco urgentes
- Azul – Doentes não urgentes
Após a triagem, os utentes são encaminhados para o médico da especialidade garantindo sempre que os casos clinicamente mais graves, têm prioridade no atendimento.
Responsáveis Clínicos
Diretora: Rita Machado
Médico responsável pelo SO: António Marques
Enfermeira Chefe: Helena Henriques
Ajude-nos a melhorar o acesso adequado ao SNS e evite a utilização indevida das Urgências.
Utilize o Centro de Contacto do SNS – SNS24 (808 24 24 24)
MISSÃO
A Missão da Urgência de Obstetrícia e Ginecologia é tratar e encaminhar Utentes grávidas ou mulheres com patologia ginecológica que necessitem de cuidados de saúde urgentes, de acordo com as melhores práticas clínicas e de humanização de cuidados.
FUNCIONAMENTO
A Urgência de Obstetrícia e Ginecologia funciona 24h por dia, com uma equipa em permanência constituída por especialistas de Obstetrícia e Ginecologia, Anestesistas, Neonatologistas e equipas de enfermagem.
Conta também das 9 às 16 com apoio de especialistas de MEDICINA Interna e de Imunohemoterapia e ainda das 9 às 17h com apoio de Psicologia Clínica e de Assistentes Sociais.
A este serviço de urgência podem recorrer, para além das grávidas, as mulheres com patologia do foro ginecológico, incluindo:
- Hemorragias genitais;
- Dores pélvicas;
- Outros sintomas de foro ginecológico
PERCURSO DA UTENTE NA URGÊNCIA
Após a inscrição no secretariado, é realizada a triagem de enfermagem, após a qual a utente será encaminhada para observação médica, e eventual realização de exames ou atos terapêuticos:
- CTG (cardiotocograma, registo das contrações e frequência cardíaca fetal)
- Procedimentos de Enfermagem (exemplo: administração de terapêutica, soroterapia, colheita de sangue);
- Outros Exames complementares de diagnóstico (exemplo: ecografia, análises).
No final do atendimento, a utente poderá ter alta, permanecer em vigilância na Sala de Observações ou ser internada na Sala de Partos ou outros Serviços na MAC.
ACOMPANHAMENTO NA URGÊNCIA
Durante o atendimento médico realizado na urgência, a Utente poderá estar acompanhada por pessoa significativa.
Ao acompanhante solicita-se que respeite as condições e requisitos técnicos a que deve obedecer a prestação de cuidados para que estes sejam eficazes.
O acompanhamento poderá não ser possível caso ponha em causa a privacidade de outras utentes ou em caso de realização de exames ou tratamentos que, pela sua natureza, possam ver a sua eficácia e correcção prejudicadas pela presença do acompanhante, excepto se para tal for dada autorização expressa pelo clínico responsável.
SALA DE PARTOS / BLOCO DE PARTOS
Caso se confirme que a utente iniciou o trabalho de parto, o casal é encaminhado para a sala/bloco de partos.
Durante o trabalho de parto, a utente poderá estar acompanhada por pessoa significativa, incluindo durante o período de realização de cesariana, de acordo com a normas legais em vigor; exceptuam-se as situações em que o médico obstetra responsável considere desaconselhável a presença do acompanhante, por motivos clínicos.
A parturiente poderá solicitar a realização de analgesia epidural (disponível 24 horas) ou recorrer, também, a métodos não farmacológicos para o alívio da dor, nomeadamente, técnicas de Relaxamento, Bola de Pilates, Massagem, Musicoterapia e utilização de duche.
Após o nascimento, a equipa clínica promove ativamente o contato pele a pele e o início do aleitamento materno na 1ª hora de vida (recomendações da OMS e da UNICEF).
LOCALIZAÇÃO E CONTACTOS
Localização: piso 0 da Maternidade Alfredo da Costa, com entrada pela Rua Pedro Nunes
Horário de funcionamento: 24 horas por dia, todos os dias da semana
Telefone para informações: 21 314 31 31 / 21 318 40 77
RESPONSÁVEIS CLÍNICOS
Diretora: Maria do Carmo Silva
Enfermeira Chefe: Anabela Dias
Ajude-nos a melhorar o acesso adequado ao SNS e evite a utilização indevida das Urgências.
Utilize o Centro de Contacto do SNS – SNS24 (808 24 24 24)