Urgências

Urgências

Telefone para Informações sobre a Urgência: 21 884 14 08 ou 21 884 15 17

A Urgência Geral Polivalente do CHLC está integrada na Área da Urgência Geral e Cuidados Intensivos (AUGPCI) funcionando como uma área clínica transversal que tem como missão garantir a prestação de cuidados de saúde diferenciados, de qualidade, aos doentes urgentes e emergentes que a ela acorram, em particular aos da sua área de referência. No entanto, dada a sua elevada diferenciação técnica e polivalência, a Urgência Geral Polivalente admite todos os doentes, independentemente da sua proveniência, servindo uma área de referenciação alargada estimada em 2,3 milhões de habitantes.

A Urgência Geral Polivalente integra a Rede Nacional de Urgência e Emergência (Despacho nº13427/2015 de 20 de novembro 2015) como Serviço de Urgência Polivalente/ Centro de Trauma e está sediada no Hospital de S. José, funcionado 24 horas por dia/ sete dias por semana.

A prioridade no atendimento dos doentes é definida segundo o sistema de Triagem de Manchester implementado neste Centro Hospitalar desde 2007.

Especialmente vocacionada para o atendimento dos indivíduos que apresentem alterações súbitas ou agravamento do seu estado de saúde, a Urgência Geral Polivalente do CHLC possui as seguintes valências:

  • Anestesiologia;
  • Cardiologia (urgência referenciada);
  • Cirurgia Cardiotorácica (urgência referenciada);
  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Maxilo-Facial;
  • Cirurgia Plástica e Reconstrutiva;
  • Cirurgia Vascular (urgência referenciada);
  • Gastrenterologia;
  • Hematologia (urgência referenciada);
  • Medicina Interna;
  • Nefrologia (urgência referenciada);
  • Neurocirurgia;
  • Neurologia;
  • Oftalmologia;
  • Ortopedia;
  • Otorrinolartingologia;
  • Psiquiatria;
  • Urologia;
  • Vertebro-Medular.

Dá igualmente suporte à actividade da Via Verde Coronária, Via Verde AVC; Via Verde Sépsis e Via Verde de Trauma.

A estrutura do Centro Hospitalar, nas suas diversas valências, encontra-se organizada de forma a assegurar toda a articulação necessária para proporcionar uma continuidade de cuidados ao doente crítico, desde o pré-hospitalar (com a VMER do CHLC), passando pela Urgência Geral até aos cuidados diferenciados prestados em unidades específicas.

A procura de cuidados médicos urgentes para situações que não o justificam tem um efeito negativo, de sobrecarga de utilização dos serviços do SNS, tanto a nível dos cuidados prestados aos doentes em situação aguda, como para os doentes que os procuram indevidamente, cuja situação clinica necessitará de um acompanhamento de proximidade.

Ajude-nos a melhorar o acesso adequado ao SNS e evite a utilização indevida das Urgências.

Utilize o Centro de Contacto do SNS – SNS24 (808 24 24 24)

A Urgência Pediátrica polivalente do CHLC está integrada na Área da Mulher, da Criança e do Adolescente e encontra-se sediada no Hospital de Dona Estefânia.

A Urgência Pediátrica presta cuidados diferenciados e de qualidade centrados na criança/adolescente e família, quer por atendimento directo, quer referenciado.

A referenciação abrange toda a área de influência da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Zona sul do país, ilhas.

No Serviço de Urgência Pediátrica estão disponíveis recursos para a resolução rápida de situações de saúde médica ou cirúrgica, e dispões de instalações equipadas para a permanência de utentes que necessitem de vigilância inferior a 24 Horas.

A Urgência Pediátrica funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, com cuidados integrados de pediatria, neuropediatria, neurocirurgia, cirurgia pediátrica, ortopedia, pedopsiquiatria, a todas as crianças e jovens dos 0 aos 18 anos.

Articula-se com a Urgência de todas as especialidades não residentes, médico/cirúrgicas do CHLC, com canais que foram estabelecidos para consultadoria rápida do doente pediátrico.

O Hospital dispõe de Imagiologia, Laboratório, Farmácia, Imunohemoterapia e o apoio de outros serviços auxiliares de diagnóstico e terapêuticas existentes no CHLC.

A triagem de doentes é assegurada pela equipa de enfermagem, após a inscrição administrativa à chegada à Urgência.

É utilizando o Sistema de Triagem de Doentes CPTAS – Canadian Paediatric Triage and Acuity Scale – que identifica a prioridade do atendimento de acordo com a gravidade, sistema que se encontra validado para a população portuguesa, com 5 níveis de prioridade. O significado das cores atribuídas na triagem é o seguinte:

  • Vermelho – Doentes emergentes em risco de vida que requerem cuidados imediatos
  • Laranja – Doentes emergentes que requerem uma observação rápida e vigilância continua
  • Amarelo – Doentes urgentes que necessitam cuidados não imediatos
  • Verde – Doentes pouco urgentes
  • Azul – Doentes não urgentes

Após a triagem, os utentes são encaminhados para o médico da especialidade garantindo sempre que os casos clinicamente mais graves, têm prioridade no atendimento.

Ajude-nos a melhorar o acesso adequado ao SNS e evite a utilização indevida das Urgências.

Utilize o Centro de Contacto do SNS – SNS24 (808 24 24 24)

 

MISSÃO
A Missão da Urgência de Obstetrícia e Ginecologia é tratar e encaminhar Utentes grávidas ou mulheres com patologia ginecológica que necessitem de cuidados de saúde urgentes, de acordo com as melhores práticas clínicas e de humanização de cuidados.

FUNCIONAMENTO
A Urgência de Obstetrícia e Ginecologia funciona 24h por dia, com uma equipa em permanência constituída por especialistas de Obstetrícia e Ginecologia, Anestesistas, Neonatologistas e equipas de enfermagem.
Conta também das 9 às 16 com apoio  de especialistas de MEDICINA Interna e de Imunohemoterapia e ainda das 9 às 17h com apoio de Psicologia Clínica e de Assistentes Sociais.

A este serviço de urgência podem recorrer, para além das grávidas, as mulheres com patologia do foro ginecológico, incluindo:

  • Hemorragias genitais;
  • Dores pélvicas;
  • Outros sintomas de foro ginecológico


PERCURSO DA UTENTE NA URGÊNCIA

Após a inscrição no secretariado, é realizada a triagem de enfermagem, após a qual a utente será encaminhada para observação médica, e eventual realização de exames ou atos terapêuticos:

  • CTG (cardiotocograma, registo das contrações e frequência cardíaca fetal)
  • Procedimentos de Enfermagem (exemplo: administração de terapêutica, soroterapia, colheita de sangue);
  • Outros Exames complementares de diagnóstico (exemplo: ecografia, análises).

No final do atendimento, a utente poderá ter alta, permanecer em vigilância na Sala de Observações ou ser internada na Sala de Partos ou outros Serviços na MAC.


ACOMPANHAMENTO NA URGÊNCIA

Durante o atendimento médico realizado na urgência, a Utente poderá estar acompanhada por pessoa significativa.

Ao acompanhante solicita-se que respeite as condições e requisitos técnicos a que deve obedecer a prestação de cuidados para que estes sejam eficazes.

O acompanhamento poderá não ser possível caso ponha em causa a privacidade de outras utentes ou  em caso de realização de exames ou tratamentos que, pela sua natureza, possam ver a sua eficácia e correcção prejudicadas pela presença do acompanhante, excepto se para tal for dada autorização expressa pelo clínico responsável.


SALA DE PARTOS / BLOCO DE PARTOS

Caso se confirme que a utente iniciou o trabalho de parto, o casal é encaminhado para a sala/bloco de partos.

Durante o trabalho de parto, a utente poderá estar acompanhada por pessoa significativa, incluindo durante o período de realização de cesariana, de acordo com a normas legais em vigor; exceptuam-se as situações em que o médico obstetra responsável considere desaconselhável a presença do acompanhante, por motivos clínicos.

A parturiente poderá solicitar a realização de analgesia epidural (disponível 24 horas) ou recorrer, também, a métodos não farmacológicos para o alívio da dor, nomeadamente, técnicas de Relaxamento, Bola de Pilates, Massagem, Musicoterapia e utilização de duche.

Após o nascimento, a equipa clínica promove ativamente o contato pele a pele e o início do aleitamento materno na 1ª hora de vida (recomendações da OMS e da UNICEF).


LOCALIZAÇÃO E CONTACTOS

Localização: piso 0 da Maternidade Alfredo da Costa, com entrada pela Rua Pedro Nunes
Horário de funcionamento: 24 horas por dia, todos os dias da semana
Telefone para informações: 21 314 31 31 / 21 318 40 77


RESPONSÁVEIS CLÍNICOS

Diretora: Drª Clara Soares
Enfª Chefe: Inês Machado

Ajude-nos a melhorar o acesso adequado ao SNS e evite a utilização indevida das Urgências.

Utilize o Centro de Contacto do SNS – SNS24 (808 24 24 24)