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Sistema Integrado da Qualidade e Segurança

O Conselho de Administração, na sua sessão de 3 de Junho de 2016, deliberou criar um Sistema da Qualidade e Segurança, nos termos do Despacho nº3635/2013 de 27/02 do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, constituído por diversas estruturas, polarizadas numa Comissão da Qualidade e Segurança (CQS).

A CQS integra os responsáveis das seguintes estruturas:

A CQS, do qual serão membros por inerência os responsáveis das oito estruturas acima referidas, é presidida pelo Presidente do Conselho de Administração.

As estruturas indicadas gozam de autonomia técnica e reportam ao Conselho de Administração, sem prejuízo de deverem articular as suas actividades em matéria da Qualidade e Segurança.

Objectivos Estratégicos da Comissão da Qualidade e Segurança para o triénio 2017_2019

  • Promover a melhoria da cultura da qualidade e segurança do ambiente interno
  • Prevenir riscos profissionais
  • Proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores
  • Promover ambientes de trabalho saudáveis
  • Promover programas de acreditação/ certificação
  • Promover a melhoria da qualidade clínica e organizacional
  • Monitorizar a qualidade e segurança no CHULC
  • Utilizar as Auditorias Internas e Externas como instrumento de gestão
  • Aumentar a adesão às normas de orientação clínica
  • Aumentar a segurança na utilização da medicação
  • Assegurar a identificação inequívoca dos doentes
  • Prevenir as quedas e danos associados
  • Prevenir e gerir as úlceras por pressão
  • Prevenir e controlar as infecções e as resistências aos antimicrobianos
  • Aumentar a segurança cirúrgica
  • Garantir a correcta transferência de informação nas transições de cuidados
  • Aumentar a segurança da comunicação ao cidadão
  • Garantir a correcta utilização do consentimento informado
  • Assegurar a prática sistemática de notificação, análise e prevenção de incidentes
  • Promover a aplicação da Tabela Nacional de Funcionalidade

Missão e objetivos

  • Apoio ao CA no planeamento e actuação em situações de catástrofe, assegurando o relacionamento externo e interno com as várias entidades, no sentido de assegurar uma coordenação eficaz das operações a desenvolver e dos recursos a mobilizar, bem como, das orientações a transmitir, de modo a contribuir para um bom desempenho do CHULC.
  • Assegurar a articulação e colaboração com o Serviço Nacional de Protecção Civil e com outras entidades com competência e vocacionadas para a intervenção em catástrofe, como sejam, as corporações de bombeiros, forças de segurança, etc.
  • Promover a elaboração de planos de catástrofe e emergência e desenvolver as acções internas e externas necessárias a uma actuação eficaz do pessoal e serviços potencialmente envolvidos;
  • Organizar acções de prevenção, informação e sensibilização dos profissionais para efeitos de mobilização em situações de catástrofe;
  • Promover, em articulação com as entidades com competência específica, acções de vistoria ou auditoria às instalações do CHULC, tendo em vista a verificação de condições de segurança ou condições propiciadoras de catástrofes.

Composição

Rui Moreno, Assistente Graduado Sénior de Medicina Interna, Coordenador da UCINC

Francisco Matos, Assistente Graduado Sénior de Anestesiologia, Director da Área de Urgência Geral Polivalente e Cuidados Intensivos

José Videira e Castro, Assistente Graduado Sénior de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Director da Área das Especialidades Cirúrgicas

Fernando Maltez, Assistente Graduado Sénior de Infecciologia, Coordenador da Unidade Funcional do VIH/ SIDA

Francisco Oliveira Martins, Assistente Graduado Sénior de Cirurgia Geral

Paulo Barreto, Assistente Hospitalar de Medicina Interna, Coordenador da VMER

Delfin Tavares, Assistente Hospitalar de ortopedia, Responsável da Ortopedia do HDE

Vitória Lamego, Enfermeira Supervisora do Hospital Dona Estefânia

Susana Ramos, Enfermeira-Chefe, Gabinete de segurança do Doente e Adjunta da Enfermeira Directora

Isidro Catarino, Enfermeiro Graduado, Área da Urgência Geral Polivalente Polivalente e Cuidados Intensivos

O Gabinete de Auditoria foi instituído por deliberação do Conselho de Administração em sessão de 03/06/2016 e foi divulgado nas Circulares Informativas n.º 272 de 05/08/2016 e n.º 431 de 14/12/2016 do CHULC.
Integra o Sistema da Qualidade e Segurança do CHULC e participa na respetiva Comissão da Qualidade e Segurança.
Define-se Auditoria em Saúde como a análise sistemática e crítica da qualidade dos cuidados prestados aos doentes, para obter evidências objetivas identificando oportunidades para introduzir melhorias.

São competências do Gabinete de Auditoria:

  • Planear e implementar um programa de auditoria transversal a todo o CHULC;
  • Auditar programas de atividades de Auditoria, no âmbito da qualidade e Governação Clínica, quando solicitado por outras estruturas do CHULC;
  • Assegurar a realização de auditorias à implementação de Normas de Orientação Clínica, de acordo com o Plano de Ação das Comissões de Qualidade e Segurança da ACSS;
  • Assegurar a realização de auditorias no âmbito de processos de Acreditação;
  • Divulgar informação resultante de auditorias ao Conselho de Administração e às estruturas envolvidas;
  • Elaborar recomendações para a melhoria das práticas de acordo com os resultados obtidos nas Auditorias;
  • Colaborar com outras estruturas externas à Instituição, nomeadamente através da sua participação nas auditorias realizadas e na divulgação dos relatórios.

A atividade de auditoria é desempenhada de acordo com os valores e o Código de Ética do CHULC e com os princípios recomendados pela Norma NP EN ISO 190011:2012:

  • Integridade;
  • Apresentação justa;
  • Devido cuidado profissional;
  • Confidencialidade;
  • Independência;
  • Abordagem baseada nas evidências.

Contactos:
gabinete.auditoria@chlc.min-saude.pt
sec.gabinete.auditoria@chlc.min-saude.pt

Natureza e Missão

O Gabinete do Cidadão foi criado por Despacho Ministerial nº 26/8, II Série de 30 de Junho e tem como missão dar voz aos utentes e cidadãos enquanto agentes activos e responsáveis detentores de direitos e deveres, numa lógica de mediação e diálogo num enquadramento institucional.

Atribuições do Gabinete do Cidadão

  • Informar os utentes dos seus direitos e deveres;
  • Receber as reclamações sobre o funcionamento dos Serviços, ou comportamento dos seus funcionários;
  • Redigir as reclamações orais, quando os reclamantes não possam fazê-lo;
  • Receber sugestões dos utentes;
  • Recolher da Imprensa recortes com assuntos alusivos ao Serviço;
  • Promover e divulgar o Gabinete do Cidadão.

Pode apresentar a sua exposição através dos seguintes meios:

  • Livro de Reclamações
  • Atendimento personalizado – Dias úteis entre as 9h e as 17h
    HSJ – junto do Gabinete do Cidadão
    HSM, HSAC, HDE, HCC e MAC – junto do Serviço Social
  • Por email
    gabinete.cidadao@chlc.min-saude.pt
  • Formulário “Contacte-nos”, escolhendo do assunto “Reclamação/ Sugestão/ Elogio”
  • Via Postal
    Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE
    Gabinete do Cidadão
    Rua José António Serrano
    1150-199 Lisboa

O Gabinete do Cidadão do CHULC trata única e exclusivamente as reclamações/ sugestões e elogios recebidos através dos meios indicados ou enviadas pelas instituições públicas.

Qualquer exposição recebida através de outro meio ou plataforma que não aqueles descritos anteriormente não será considerada.

Como deve apresentar a sua exposição:

Independentemente do meio que venha a utilizar, e de modo a permitir um contacto correcto e célere tratamento, a sua exposição deverá conter obrigatoriamente os seguintes dados:

  • Nome Completo
  • Nome do Doente (sempre que o exponente for diferente do utente a que se refere a exposição)
  • Morada completa (incluido o código postal com 7 digitos)
  • Telefone
  • Texto (sugestão):
    – Quando aconteceu (data e hora);
    – Onde aconteceu (Serviço ou Serviços do Hospital);
    – Com quem aconteceu (grupo profissional dos profissionais envolvidos- ex.: médicos, enfermeiros, administrativo, técnico, auxiliar, segurança, etc.)

O Gabinete de Segurança, adiante designado por GS, é uma das estruturas de apoio técnico do Conselho de Administração, integra o Sistema de Qualidade e Segurança do CHULC e participa na Comissão de Qualidade e Segurança.

O Gabinete de Segurança tem como Missão detetar, prevenir e controlar situações de ameaça ou de risco no âmbito da segurança geral e promover um ambiente seguro a nível das instalações, integrando diversos vetores direcionados principalmente para a segurança das instalações e das pessoas que a elas acedem e circulam, numa perspetiva de qualidade e melhoria contínua.

Neste contexto, o Gabinete de Segurança abrange também a Segurança Contra Incêndios, que constitui um vetor que visa dar resposta às normas e regulamentos na área da segurança contra incêndio, o controlo da prestação de serviço de segurança e vigilância, no cumprimento dos procedimentos de segurança inerentes ao controlo de acessos, ao parqueamento de viaturas, bem como o encaminhamento de Utentes.

O Gabinete de Segurança procura pautar a sua atuação, visando estreitar e sedimentar as vias de comunicação com todas as estruturas do CHULC, visando a obtenção de informação favorável ao exercício de uma atuação proactiva na avaliação de riscos e na apresentação de propostas de soluções de melhoria nesta área tão vasta e fragilizada pela dispersão e antiguidade dos edifícios que integram o CHULC e promover uma cultura organizacional de segurança.

A nossa Visão é que o CHULC seja reconhecido a nível nacional por entidades externas pela abordagem que desenvolve no âmbito da segurança contra incêndio e segurança geral em ambiente hospitalar, integrada num processo de melhoria contínua da qualidade com vista a melhorar a segurança do cidadão e dos profissionais do CHULC.

Coordenador (a):
Aldina Santos
Morada: Rua José Antonio Serrano, Lisboa
Email: aldina.santos@chlc.min-saude.pt
Contatos:
Tel: 21 359 41 23

Email Equipe Técnica:
seguranca@chlc.min-saude.pt

Email Secretariado:
seguranca@chlc.min-saude.pt
Contato: 21 792 42 75 Ext:74275


O GCL-PPCIRA tem por missão implementar uma abordagem estruturada multidisciplinar e multiprofissional de prevenção e controlo de infecção associada a cuidados de saúde, nomeadamente da adquirida durante o internamento hospitalar, e de utilização judiciosa de antimicrobianos, promovendo a sua eficácia clínica e limitando a sua toxicidade e a emergência de resistências microbianas.

O GCL-PPCIRA integra a Comissão da Qualidade e Segurança do Doente do CHLC.

Organograma

Contactos Gerais:
Telefone: 21 884 10 00

Email: gcl.ppcira@chlc.min-saude.pt

Polo Hospital S. José
Email: ppcira.hsj@chlc.min-saude.pt

Hospital de Santo António dos Capuchos
Email: ppcira.hsac@chlc.min-saude.pt

Polo Hospital de Santa Marta
Email: ppcira.hsm@chlc.min-saude.pt

Polo Hospital Dona Estefânia
Email: ppcira.hde@chlc.min-saude.pt

Polo Hospital Curry Cabral
Email: ppcira.hcc@chlc.min-saude.pt

Polo Maternidade Dr. Alfredo da Costa
Email: ppcira.mac@chlc.min-saude.pt

 

Certificação CHKS – 2014

A Saúde Ocupacional tem como finalidades a prevenção dos riscos profissionais e a protecção e promoção da saúde dos trabalhadores.

A qualidade de vida no trabalho, conducente à realização pessoal e profissional, tem de se inserir numa matriz de desenvolvimento que integra como pilar fundamental as adequadas condições de higiene, segurança e saúde nos locais de trabalho.

Os objectivos gerais da Saúde Ocupacional são:

  • Proteger e promover a saúde e prevenir a doença nos trabalhadores;
  • Prevenir e controlar os riscos profissionais, as doenças profissionais e os acidentes de trabalho;
  • Melhorar as condições de trabalho e de segurança, de modo a criar um ambiente de trabalho são e seguro;
  • Desenvolver uma cultura de Prevenção e de Promoção da Saúde na Organização.

A Segurança e Saúde do Trabalho depende também da participação de cada um de nós!

Sectores de actividade
  • Medicina do Trabalho – Exames Médicos de Admissão, Periódicos e Ocasionais;
  • Programas de Vacinação;
  • Avaliações de Risco e Postos de Trabalho;
  • Protecção Radiológica dos Trabalhadores Expostos a Radiações Ionizantes;
  • Análise, Vigilância e Prevenção dos Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais;
  • Psicologia Ocupacional – Programa de Apoio a Trabalhadores;
  • Saúde Oral;
  • Formação e Informação e Processos de Acreditação.

Director (a)

Maria João Manzano

Morada:
Rua José António Serrano, 1150-199 Lisboa

Email:
mjmanzano@chlc.min-saude.pt

Contactos Secretariado
Email: carlos.carvalho@chlc.min-saude.pt

Telefone: 218841372

Atendimento
Hospital S. José
Horário: 08h às 17h30

Hospital dos Capuchos
Horário: 08h30 às 17h30

Hospital Santa Marta
Horário: 08h30 às 17h

Hospital D. Estefânia
Horário: 08h30 às 17h30

Hospital Curry Cabral
Horário: 08h às 16h

Maternidade Dr. Alfredo da Costa
Horário: 08h30 às 16h30

Area Cidadão