XXI Reunião Anual de Cuidados Intensivos Pediátricos

A Sociedade de Cuidados Intensivos Pediátricos (SCIP) da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP) organiza anualmente uma reunião nacional. Em 2018 a responsabilidade desta organização foi da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital de Dona Estefânia (HDE).

O programa científico, médico e de enfermagem, iniciou-se a 21 e 22 de novembro com um curso de hemodiafiltração para crianças em estado crítico.

No dia 23, no Hotel Holiday Inn Continental em Lisboa, teve lugar a XXI Reunião Anual de Cuidados Intensivos Pediátricos, com um programa médico e de enfermagem.

No programa médico foram abordadas diversas temáticas do âmbito do intensivismo pediátrico nomeadamente patologia infecciosa, ventilação, o doente oncológico e o doente respiratório crónico, contando com a participação de palestrantes internacionais (Dra. Isabel Ruiz Camps do Hospital Vall d’Hebron, Barcelona, e Dr. Jesús López-Herce Cid, Hospital Gregorio Marañón, Madrid), bem como de palestrantes e moderadores de todas as unidades de cuidados intensivos pediátricos e outras especialidades/subespecialidades médicas.

“Relativamente ao programa de enfermagem, houve a oportunidade de conseguir a prestimosa colaboração de outras unidades pediátricas, como as de cuidados intensivos pediátricos do H. S. João, do Hospital pediátrico de Coimbra, do Hospital de S. Maria, do Fernando da Fonseca e do Garcia de Orta.”
No final da Reunião Anual foi efetuada a Assembleia Geral anual da SCIP.

No sábado dia 24 de novembro na Área de Gestão da Formação do HDE, foi realizado um Workshop sobre “Comunicação de Más Notícias”.