SITS: UCV nomeada como centro de Topo para o protocolo TBY

A Unidade Cérebro Vascular do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) foi reconhecida como centro de topo pela alta qualidade da informação registada na Plataforma de Implementação Segura de Tratamentos no AVC (SITS) no que ao protocolo TBY diz respeito.

Todos os anos o SITS anuncia os 20 centros com o melhor recrutamento de pacientes e alta taxa de integridade dos dados (maior ou igual a 90%) no registo do SITS. A contribuição visa garantir excelência no tratamento agudo e prevenção secundária de AVC, bem como facilita os ensaios clínicos.

A plataforma SITS permite aos vários centros compararem os seus resultados de tratamento com os restantes centros. O registo é gratuito e contempla várias formas interativas de acesso aos dados, como trombólise IV, trombectomia, fibrilação atrial e registo geral de AVC.

O SITS nasceu em 1996 como uma iniciativa dos participantes em estudos de trombólise randomizada de acidente vascular cerebral (ECASS) da Europa-Austrália. Contudo só, em 2002 assumiu um papel mais global.

A União Europeia (UE) solicitou que todos os pacientes tratados com trombólise fossem registados no SITS por um período de três anos. O registo tornou-se uma condição para aprovação do tratamento com trombólise intravenosa na UE.

Clique aqui para consultar a lista dos centros de topo do SITS.