Seis meses de CAPO

A Clínica de Atendimento Pré-Operatório do CHULC (CAPO), que se destina a atender, “num único dia, num único local”, os utentes que vão submeter-se a cirurgia, completou meio ano. Os objetivos da clínica são: melhorar a resposta assistencial do centro hospitalar ao nível cirúrgico; implementar o percurso pré-cirúrgico previsto no macroprocesso de gestão do doente cirúrgico; simplificar o processo e utilização dos recursos de forma integrada.

Com a CAPO pretende-se concentrar num único local todos os exames pré-operatórios e consultas; integrar as respostas das varias áreas no menor tempo possível; e, criar a figura do gestor do doente que trata de todo o percurso pré-cirúrgico. Pretende-se com esta metodologia, alcançar um percurso assistencial mais racional e “amigo” do doente e, em simultâneo, contribuir para a redução das desmarcações de cirurgia no próprio dia. O balanço do funcionamento da CAPO é bastante positivo podendo considerar-se que os diferentes desafios estão a ser superados e os objetivos cumpridos.

Os doentes abrangidos são os propostos para cirurgia convencional, excetuando-se os da Pediatria e da Obstetrícia. Por outro lado, os doentes de ambulatório são elegíveis, mas apenas para a realização de exames.
A CAPO funciona com um anestesista especialista (diariamente destacado); um médico interno da especialidade de Anestesiologia; três enfermeiros; um técnico de Patologia Clínica, um técnico de RX; um técnico de ECG; dois assistentes técnicos e três assistentes operacionais.

Para descrever a CAPO, nada melhor do que recorrer a depoimentos de utentes atendidos nas instalações recuperadas de São Lázaro. Num primeiro caso, ficou dito: “Tendo-me deslocado ao “novo” serviço, a CAPO, para realização de exames prévios de cirurgia, que aguardo, quero aqui deixar o meu testemunho veemente de satisfação e agradecimento. É notável a pontualidade (ausência de tempo de espera), a racionalidade do atendimento (uma só senha contempla todos os serviços), a delicadeza e simpatia de todos os profissionais, o profissionalismo (pela celeridade e eficácia demonstradas). Em suma… tudo exemplar!”

E um outro utente refere: “Venho por este meio manifestar a minha total satisfação pelo fantástico profissionalismo dos vossos serviços na CAPO. Estive presente para exames médicos […] e em todo o processo e procedimentos foi tudo supereficiente, rápido e de grande qualidade. Não poderia deixar de expressar a minha satisfação pelo atendimento prestado, desejando assim um futuro de sucesso para a vossa clínica e colaboradores”.

Aqui ficam os indicadores deste projeto tão importante para os doentes e ainda com muito para evoluir, sendo que nas próximas semanas se iniciará a colaboração da nutrição e de imunohemoterapia.

2021-12-20
14:06:25

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