Projeto “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde”

No âmbito do projeto “Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde”, o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) convidou a iniciativa Geração Saudável Sénior, da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas da Ordem dos Farmacêuticos, a realizar dia 18 de julho, uma ação de consciencialização sobre o uso responsável e seguro dos medicamentos.

As atividades, que contam com a equipa de enfermagem e a equipa responsável pelos planos de segurança dos doentes do CHLC, vão decorrer na Sala de Espera das Consultas Externas do Hospital São José, entre as 09h e as 19h.

O CHLC é uma das nove instituições nomeadas pelo Ministério da Saúde para dinamizar o projeto piloto a nível nacional que pretende promover a literacia para a segurança dos cuidados de saúde junto do cidadão.

O CHLC convidou o Geração Saudável Sénior, que foi lançado a 20 de setembro de 2016, no âmbito da promoção e educação para a Saúde Pública, direcionado para a população sénior.
O Geração Saudável Sénior pretende contribuir para a promoção da saúde na população sénior; estimular a adoção de práticas saudáveis; alertar para a ocorrência de possíveis patologias secundárias e dar a conhecer a importância da prevenção em saúde; integrar os diversos profissionais de saúde na promoção da adesão à terapêutica; contribuir para uma população mais saudável a longo prazo, com principal ênfase na população com menor acesso a recursos em saúde.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o número de cidadãos com mais de 65 anos residentes em Portugal já é superior a dois milhões, correspondendo a cerca de 19% da população. Com o marcado envelhecimento da população, torna-se cada vez mais relevante consciencializar os cidadãos para a importância da promoção da saúde e prevenção da doença e o envelhecimento ativo e saudável da população.

Link para Geração Saudável: www.geracaosaudavel.org/gsenior

10 passos para o uso seguro dos seus medicamentos