Espaço Júlia, no CHULC – HSAC recebe visita do Presidente da República

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o Espaço Júlia – Resposta Integrada de Apoio à Vítima (RIAV), no polo do Hospital Santo António dos Capuchos, esta segunda feira, 25 de novembro, data em que se assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

Recebido pelo Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, pelo Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP), Luís Farinha, pela Segundo Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, Superintendente Virgínia Cruz, pela Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Rosa Valente de Matos, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, e pela Procuradora Coordenadora da 7ª secção do Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP), Fernanda Alves.

O Presidente da República visitou o Espaço Júlia, conheceu as instalações, cedidas pelo CHULC, e as equipas de profissionais que neste serviço prestam apoio.

O Espaço Júlia – RIAV foi inaugurado em 2015 e é uma parceria entre o CHULC, a Junta de Freguesia de Santo António e o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.

Desde janeiro o gabinete recebeu 396 denúncias. Tratam-se de queixas formais das vítimas que recorrem às instalações do Espaço Júlia ou aos vários serviços e unidades dos seis polos do CHULC.