Colónia de férias do HDE para crianças e jovens infectados pelo VIH

O CHULC-HDE promove colónia de férias para crianças e jovens infectados pelo VIH. A iniciativa decorre entre os dias 02 e 06 de setembro.

O Hospital Dona Estefânia tem uma longa tradição no acompanhamento de crianças e jovens infetados pelo VIH, desde o início da epidemia há mais de 30 anos.

Os infetados em seguimento são na sua maioria adolescentes assintomáticos, que levam uma vida normal, mas em que prevalece ainda o estigma da doença.

A ideia da colónia de férias surge não somente com o objetivo de proporcionar férias a estes jovens, mas também de fomentar as relações entre eles, de modo a combater o isolamento, com partilha de experiências de vida e educação para a saúde, promovendo comportamentos saudáveis no que respeita a vários temas como: alimentação, atividade física, comportamentos sexuais seguros, evicção de consumo de substâncias de abuso, etc. São focados aspetos relacionados com a infeção pelo VIH, com destaque para a importância da adesão à terapêutica antirretroviral.

A 1ª colónia de férias foi realizada em 2012, e tem uma periodicidade anual. Conta com o apoio da Santa Casa da Misericórdia, do seu equipamento e profissionais e com a participação de pessoas que queiram colaborar a título voluntário. Recebe uma média de 12 jovens por ano, sendo a maioria adolescentes. Conta também com a participação de doentes adultos infetados, que foram seguidos na consulta e que passam o seu testemunho aos mais novos e a sua vivência com a infeção.

Estes períodos permitem uma maior aproximação dos jovens aos clínicos, algo que, muitas vezes, não é possível em ambiente de consulta hospitalar. É também objetivo que ao longo do ano estes relacionamentos se mantenham de modo a melhorar o seu futuro e satisfação pessoal.