Cirurgia Robótica do CHULC: Inovação exclusiva no SNS

A operar desde junho de 2019 no polo Hospital de Curry Cabral e inaugurado cinco meses depois, o único equipamento de cirurgia robótica em atividade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) realizou até ao fim de fevereiro quase 250 intervenções nas áreas de urologia, cirurgias hepatobiliar, bariátrica e colorretal.

As restrições da pandemia limitaram a produção cirúrgica em geral, mas, embora a ritmo mais lento, o robô não deixou nunca de operar e a dar formação a cirurgiões e outros profissionais de saúde. Nos últimos meses de 2019 registaram-se 59 intervenções; durante todo o ano de 2020 foram 158; e, nos dois primeiros meses de 2021 realizaram-se 27.

O donativo do Imamat Ismaili permite disponibilizar aos beneficiários do SNS um tipo de tratamento até agora indisponível nos hospitais públicos portugueses e, consequentemente, melhorias da qualidade de vida dos doentes.

Orientados por Luís Campos Pinheiro, diretor da área de Cirurgia do CHULC, seguimos a consulta de José Rodrigues, doente da área de Urologia que se submeteu a cirurgia robótica.

Desse trabalho resultou o vídeo que agora apresentamos.

Partilhar: