CHULC – Unidade Cérebro Vascular assinalou o seu 15º Aniversário

A Unidade Cérebro Vascular (UCV) do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) associou as comemorações do seu 15.º Aniversário às do Dia Mundial do Doente com Acidente Vascular Cerebral (AVC) com um conjunto de iniciativas de sensibilização, que se realizaram nos Claustros do CHULC-HSJ, no dia 29 de Outubro.

A UCV destina-se ao internamento de doentes com o diagnóstico de AVC. Iniciou a sua actividade a 27 de Outubro de 2003, encontrando-se integrada na área de Neurociências.

É uma unidade de prestação de cuidados diferenciados que pretende iniciar precocemente o tratamento de fase aguda e reabilitação aos doentes, prevenir o agravamento da doença e as suas complicações e desenvolver um seguimento adequado. O funcionamento desta unidade acontece graças a uma equipa multidisciplinar de profissionais empenhados na prestação de cuidados de qualidade aos doentes.

As actividades desenvolvidas pela UCV englobam a Via Verde AVC, o serviço de internamento (doentes urgentes e electivos), a consulta de Doenças Cerebrovasculares, a Consulta de Doença Carotídea e o Laboratório de Neurossonologia.

A via verde de AVC implementada nesta unidade desde a sua criação tem assistido a um aumento gradual de activações graças a uma melhor informação não só dos profissionais de saúde bem como da população em geral para os sinais de alerta – os 3F’s – Fala, Face e Força. É igualmente dever da unidade promover estas acções de sensibilização para que mais doentes possam ser eficazmente tratados. “Tempo é Cérebro” e cada segundo conta.

Desde sempre que a UCV e a Unidade de Neurorradiologia de Intervenção colaboram para o tratamento de excelência do doente com AVC isquémico agudo, tendo o CHULC sido pioneiro no tratamento endovascular.

Foi com grande prazer que esta Unidade aproveitou o dia das comemorações do Dia Mundial do AVC para celebrar o seu 15º Aniversário.

Partilhar: