CHULC renova protocolo com o Instituto S. João de Deus no âmbito dos cuidados paliativos

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) renova a parceria, iniciada há um ano, com o Instituto S. João de Deus (ISJD), através do protocolo no âmbito do Programa de Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, impulsionado pela Fundação “la Caixa”, que visa melhorar a qualidade de vida destas pessoas e dos familiares, dando maior resposta a questões psicológicas, sociais e espirituais, assegurando o apoio integral aos doentes acompanhados neste Centro Hospitalar.

Entre janeiro e dezembro de 2019, foram atendidos 528 novos doentes e 548 familiares, e realizados 2.482 seguimentos.

No âmbito do apoio no luto, que se formalizou em junho com a criação da consulta de luto em Cuidados Paliativos, foram realizadas 160 consultas.

A Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP) presta apoio clínico e psicossocial, a doentes com doença crónica, progressiva e avançada. Tem como objetivos controlar sintomas decorrentes da doença, promover a qualidade de vida dos doentes assistidos e às famílias e acompanhar no processo de doença, desde a referenciação até à fase de luto.

A EIHSCP é composta por quatro médicos, quatro enfermeiros, três psicólogos e dois assistentes sociais de ambas as instituições.

O protocolo foi renovado esta quarta-feira pela Presidente do Conselho de Administração do CHULC, Rosa Valente de Matos, e pelo Presidente do Instituto S. João de Deus, Vitor Lameiras Monteiro.

#FundlaCaixaBPI
#InstitutoSJoaodeDeus