CHULC inova no diagnóstico e intervenção cirúrgica em Oncologia, Cardiologia e Oftalmologia

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central adquiriu uma Angiografia para o Laboratório de Hemodinâmica, instalado na área de Cardiologia, polo do Hospital de Santa Marta, além de dois equipamentos laser oftalmológicos e ecógrafos para diagnóstico oncológico (estes últimos para o polo do Hospital de Santo António dos Capuchos). Os equipamentos constam de uma lista maior de instrumentos que permitem ao CHULC reforçar a aposta na promoção da qualidade e diferenciação dos cuidados prestados através da modernização tecnológica de diagnóstico e terapêutica em áreas prioritárias de elevada complexidade.

Na área da Oncologia, o objetivo é melhorar os processos de diagnóstico, nomeadamente, de tumores de cabeça e pescoço, mama, pulmão, estômago, oftalmológicos e ginecológicos.

Os equipamentos adquiridos para a área de Cardiologia permitem introduzir novos procedimentos de elevada diferenciação técnica, por exemplo, no tratamento de arritmias complexas e a realização de técnicas auxiliares como ecocardiografia tridimensional e outros métodos imagiológicos.

Na área da Oftalmologia, os novos equipamentos são determinantes em patologias como glaucomas, doenças vasculares da retina, doenças degenerativas da retina periférica e doenças da coroideia. Permitem também facilitar outros tipos de diagnóstico, através de técnicas não invasivas e mais confortáveis para o doente.

Os equipamentos foram adquiridos, através de projetos cofinanciados pela União Europeia, no âmbito do Programa POR Lisboa 2020.