CHULC inaugura robótica no SNS

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central recebeu o primeiro equipamento de cirurgia robótica em atividade no Serviço Nacional de Saúde. O robot, no valor de dois milhões de euros e instalado no bloco operatório do Hospital Curry Cabral, foi oferecido pelo Imamat Ismaili, entidade liderada pelo príncipe Aga Khan.
A cerimónia oficial de entrega decorreu no dia 8 de novembro, naquela unidade hospitalar, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do príncipe Aga Khan, da ministra da Saúde, Marta Temido, e da presidente do Conselho de Administração do CHULC, Rosa Valente de Matos.

O equipamento de cirurgia robótica, que já se encontra a operar e a formar cirurgiões desde junho de 2019, permite, através de técnicas minimamente invasivas, alcançar com grande rigor zonas do organismo de difícil acesso, aumentando a precisão cirúrgica e reduzindo as perdas de sangue e o risco de dano anatómico involuntário.

O robot é utilizado, com particular enfoque, no tratamento cirúrgico de doenças oncológicas, destinando-se especialmente a intervenções no âmbito do carcinoma da próstata, carcinoma do reto, tumores hepáticos e pancreáticos, e aplicando-se também na cirurgia da obesidade.

O donativo do Imamat Ismaili permitirá disponibilizar aos beneficiários do SNS um tipo de tratamento até agora indisponível nos hospitais públicos portugueses, contribuindo assim para uma melhoria da qualidade de vida dos doentes.

As fotografias e o vídeo foram gentilmente cedidos por AKDN – Jorge Simão