CHULC é o primeiro centro hospitalar do país a estabelecer uma parceria com a Electrão

O CHULC e a Electrão – Sociedade de Gestão de Resíduos assinaram hoje um protocolo no âmbito de uma parceria para a recolha de equipamentos elétricos reforçando assim o seu compromisso com o ambiente.

A reciclagem destes resíduos é agora também uma prioridade do CHULC graças a esta parceria que consiste na disponibilização de meios de acondicionamento para a recolha de material elétrico e pilhas usadas, nas áreas dos nossos hospitais.

A empresa Electrão compromete-se a fazer a recolha dos equipamentos elétricos, lâmpadas e pilhas usadas através da retribuição de um valor por cada tonelada recolhida. Os fundos são destinados à melhoria das condições de atendimento e bem-estar dos doentes, famílias e profissionais nas seis unidades que compõem o centro hospitalar.

Numa primeira fase, o projeto funcionará no Hospital de São José (em frente ao edifício da consulta externa de Oftalmologia), Hospital Curry Cabral (junto à portaria da Rua Ivone Silva) e Hospital Dona Estefânia (junto a portaria da Rua Jacinta Marto) que servem uma população diária aproximada de 7.800 pessoas, entre profissionais e utentes, criando um programa de estímulo à entrega deste tipo de resíduos.

O objectivo seguinte é integrar no projeto os três restantes hospitais do Centro (Santa Marta, Santo António dos Capuchos e Maternidade Dr. Alfredo da Costa)

Aproximadamente, 50 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos elétricos serão gerados mundialmente em 2019, mas apenas 10 milhões serão corretamente recolhidas e encaminhadas para reciclagem.

Apenas 20% do total dos resíduos elétricos é reciclado por ano, o que significa que cerca de 40 milhões de toneladas destes resíduos são colocados em aterros, sendo incinerados, vendidos ilegalmente ou tratados em condições inadequadas.

Em 2019, Portugal tem como meta encaminhar para reciclagem o equivalente a 65% do total de equipamentos novos que entram no mercado. O CHULC, com a colaboração dos seus profissionais, utentes e comunidade envolvente, pretende contribuir para a sustentabilidade ambiental.