Angiografia: CHULC alarga diagnóstico e tratamento de patologias cardíacas e vasculares

A aquisição de um novo equipamento de angiografia para o Laboratório de Hemodinâmica do Serviço de Cardiologia permitiu realizar 1041 novas intervenções nos últimos seis meses.

O equipamento incorpora as mais recentes capacidades de processamento de imagem intracardíaca e intravascular e é correntemente utilizado pelas especialidades de Cardiologia, Cardiologia Pediátrica e Cirurgia Vascular.

Desde outubro, foram realizados cateterismos de diagnóstico, cateterismos de intervenção e alguns procedimentos pioneiros a nível nacional, como o caso da implantação de TricValve e Cardio MEMS.

A aquisição da nova angiografia permitiu a modernização tecnológica de uma sala que se encontra em contínuo funcionamento desde 2007, com ganhos na capacidade de resposta.

O CHULC, no polo do Hospital de Santa Marta, através dos Centros de Referência de “Intervenção Estrutural de Cardiologia” e “Cardiopatias Congénitas”, é o que realiza maior número de procedimentos de angioplastia coronária e tem uma importância decisiva no tratamento invasivo do enfarte agudo do miocárdio na área de influência da ARSLVT, através da Via Verde Coronária. O mesmo acontece no diagnóstico e tratamento das cardiopatias congénitas quer em idade pediátrica, que no adulto.

Partilhar: