“A musical Journey”: O Livro e a música como instrumentos no desenvolvimento das competências linguísticas nas crianças com implante coclear

O Centro de Referência de Implantes Cocleares no Hospital Dona Estefânia, tem actualmente mais de 98 crianças e adolescentes implantados.

A reabilitação auditiva, primordial no sucesso do implante coclear, tem sido desde o início o seu principal desafio o que obriga a uma permanente formação e atualização. Neste âmbito, foi estabelecida uma parceria com a Associação Música nos Hospitais, na pessoa da Diana Matos, e desenhado um projecto que tem como objectivos, mostrar e capacitar os pais para a importância de integrar a música e o cantar na vida familiar e avaliar o impacto da música no desenvolvimento da linguagem destas crianças.

O projecto teve início com um workshop dirigido aos pais e às crianças onde se construíram os instrumentos musicais, com materiais reciclados. Estes instrumentos serão utilizados ao longo das 6 sessões previstas.

Participam 10 crianças, sempre acompanhadas por adulto. Para cada sessão foram definidos objectivos específicos nas áreas da música e linguagem.

                         

Partilhar: