GCCT: Apresentação dos resultados do 1º trimestre

O Gabinete Coordenador de Colheita e Transplantação (GCCT) do Hospital de São José  – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) apresenta os resultados relativos ao 1º trimestre de 2020 que invariavelmente foram directamente marcados pelo surgimento e evolução do surto de Coronavírus 2019 (COVID – 19) em Portugal.

A 16 de março, data da comunicação da entrada oficial na fase de mitigação do surto de COVID- 19, entrou também em vigor a suspensão da transplantação eletiva, mantendo- se apenas para os casos de situação clínica urgente e superurgente.

Até final de fevereiro de 2020, a atividade do GCCT apresentava indicadores bastante   promissores face ao período homólogo de 2019 – tinham sido realizadas 18 colheitas em dador falecido em morte cerebral.

Foram realizadas mais 4 colheitas em dador falecido em Morte Cerebral (MC) e Paragem Cardiocirculatória (PCC) (aumento de 22,2%). Nesta linha de tendência, efetuaram-se também mais colheitas em dador em coração parado (CP): 22 em 2020, face às 15 de 2019.
Quanto ao número de órgãos e tecido, colheram-se mais 10 órgãos e 33 tecidos que em igual período de 2019.

Relativamente à atividade de transplantação, verificou-se um aumento na transplantação renal, pulmonar e de córneas, face ao 1º trimestre de 2019.

Newsletter 1º Trimestre 2020