Formação em Musicoterapia nos Cuidados Neonatais no CHULC

O CHULC – Maternidade Dr. Alfredo da Costa promoveu nos dias 23 e 24 de janeiro, uma formação pioneira em Portugal e na Europa com o objetivo de Certificação de musicoterapeutas no modelo “Creative Music Therapy in Neonatal Care” e de divulgação desta intervenção na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN) para toda a equipa.
Com esta experiência abre-se a possibilidade de se proporcionar a intervenção de musicoterapeutas estagiários nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais de forma a serem implementadas práticas inovadoras sustentadas pela investigação científica através de estudos multicêntricos com projeção internacional.

A iniciativa teve a participação como formadora da musicoterapeuta Friederike Haslbeck, Prof. na Universidade de Zurique e da Diretora da Unidade de Neonatologia do Hospital de Zurique, o Dr. Mathias Nelle para além da Prof. Eduarda Carvalho investigadora do CESEM da Universidade Nova de Lisboa.

Estiveram presentes 15 musicoterapeutas de Espanha, França, Finlândia, Reino-Unido, Brasil e Portugal que adquiriram a certificação “International Training in Creative Music Therapy in Neonatology at the Division of Neonatology, University Hospital Lisbon” atribuída pelo Hospital de Zurique.

Esta formação contou com o apoio da LAMCI – Laboratório de Musica e Comunicação na Infância do CESEM, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, da XXS – Associação Portuguesa de Apoio aos Bebés Prematuros e SPN (Sociedade Portuguesa de Neonatologia) e da APEPEN (Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Pediatria e Neonatologia) e do Serviço de Neonatologia da Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

Clique aqui para consultar mais informações
Pesquise: Musicoterapia – https://amiamusica.ch
https://jove.com/author

Partilhar: