Gabinete do Cidadão
Caro Utente
Tendo em conta a necessidade de estabelecer medidas excecionais e temporárias de resposta à epidemia SARS -CoV -2 e à doença COVID -19, no âmbito da declaração de situação de calamidade, o Gabinete do Cidadão, no Hospital de São José, passará a efetuar atendimento presencial às 3º e 5º feiras, mediante agendamento prévio.
Pode ainda entrar em contacto com o nosso serviço através do e-mail gabinete.cidadao@chlc.min-saude.pt, dos contactos telefónicos: 218841835 /218841410 ou ainda através do portal do CHULC (http://www.chlc.min-saude.pt/contacte-nos/).
Natureza e Missão
O Gabinete do Cidadão foi criado por Despacho Ministerial nº 26/8, II Série de 30 de Junho e tem como missão dar voz aos utentes e cidadãos enquanto agentes activos e responsáveis detentores de direitos e deveres, numa lógica de mediação e diálogo num enquadramento institucional.
Atribuições do Gabinete do Cidadão
- Informar os utentes dos seus direitos e deveres;
- Receber as reclamações sobre o funcionamento dos Serviços, ou comportamento dos seus funcionários;
- Redigir as reclamações orais, quando os reclamantes não possam fazê-lo;
- Receber sugestões dos utentes;
- Recolher da Imprensa recortes com assuntos alusivos ao Serviço;
- Promover e divulgar o Gabinete do Cidadão.
Pode apresentar a sua exposição através dos seguintes meios:
- Livro de Reclamações
- Atendimento personalizado – Dias úteis entre as 9h00 e as 16h00
HSJ – junto do Gabinete do Cidadão
HSM, HSAC, HDE, HCC e MAC – junto do Serviço Social - Por email
gabinete.cidadao@chlc.min-saude.pt - Formulário “Contacte-nos”, escolhendo do assunto “Reclamação/ Sugestão/ Elogio”
- Via Postal
Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE
Gabinete do Cidadão
Rua José António Serrano
1150-199 Lisboa
O Gabinete do Cidadão do CHULC trata única e exclusivamente as reclamações/ sugestões e elogios recebidos através dos meios indicados ou enviadas pelas instituições públicas.
Qualquer exposição recebida através de outro meio ou plataforma que não aqueles descritos anteriormente não será considerada.
Como deve apresentar a sua exposição:
Independentemente do meio que venha a utilizar, e de modo a permitir um contacto correcto e célere tratamento, a sua exposição deverá conter obrigatoriamente os seguintes dados:
- Nome Completo
- Nome do Doente (sempre que o exponente for diferente do utente a que se refere a exposição)
- Morada completa (incluido o código postal com 7 digitos)
- Telefone
- Texto (sugestão):
– Quando aconteceu (data e hora);
– Onde aconteceu (Serviço ou Serviços do Hospital);
– Com quem aconteceu (grupo profissional dos profissionais envolvidos- ex.: médicos, enfermeiros, administrativo, técnico, auxiliar, segurança, etc.)