Gabinete do Cidadão

Natureza e Missão

O Gabinete do Cidadão foi criado por Despacho Ministerial nº 26/8, II Série de 30 de Junho e tem como missão dar voz aos utentes e cidadãos enquanto agentes activos e responsáveis detentores de direitos e deveres, numa lógica de mediação e diálogo num enquadramento institucional.

Atribuições do Gabinete do Cidadão

  • Informar os utentes dos seus direitos e deveres;
  • Receber as reclamações sobre o funcionamento dos Serviços, ou comportamento dos seus funcionários;
  • Redigir as reclamações orais, quando os reclamantes não possam fazê-lo;
  • Receber sugestões dos utentes;
  • Recolher da Imprensa recortes com assuntos alusivos ao Serviço;
  • Promover e divulgar o Gabinete do Cidadão.

Pode apresentar a sua exposição através dos seguintes meios:

  • Livro de Reclamações
  • Atendimento personalizado – Dias úteis entre as 9h e as 17h
    HSJ – junto do Gabinete do Cidadão
    HSM, HSAC, HDE, HCC e MAC – junto do Serviço Social
  • Via Postal
    Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE
    Gabinete do Cidadão
    Rua José António Serrano
    1150-199 Lisboa
  • Por email
    gabinete.cidadao@chlc.min-saude.pt


Como deve apresentar a sua exposição:

Independentemente do meio que venha a utilizar, e de modo a permitir um contacto correcto e célere tratamento, a sua exposição deverá conter obrigatoriamente os seguintes dados:

  • Nome Completo
  • Nome do Doente (sempre que o exponente for diferente do utente a que se refere a exposição)
  • Morada completa (incluido o código postal com 7 digitos)
  • Telefone
  • Texto (sugestão):
    – Quando aconteceu (data e hora);
    – Onde aconteceu (Serviço ou Serviços do Hospital);
    – Com quem aconteceu (grupo profissional dos profissionais envolvidos- ex.: médicos, enfermeiros, administrativo, técnico, auxiliar, segurança, etc.)