Conferência: “O Hospital lá de casa: estar internado… no domicílio”

No próximo dia 17 de setembro, pelas 14h30, no Salão Nobre do Hospital de São José terá lugar a conferência: “O Hospital lá de casa: estar internado… no domicílio”.

Nesta conferência, promovida pelo Gabinete de Segurança do Doente através da Área de Gestão da Formação, integrada no Ciclo de Conferências da Campanha “Crescer em Segurança do Doente”, pretende-se refletir sobre os principais benefícios e desafios para os doentes, familiares e profissionais, quando o hospital “abre as portas” para fora, levando até ao doente os cuidados de que necessita, evitando o seu internamento ou deslocações frequentes ao hospital”.

Qualquer que seja o projeto “fora de portas” ou “além muros” de um hospital, com enfoque no adulto ou na criança, está em claro que o seu principal objetivo é promover o bem-estar e a qualidade de vida da pessoa que necessita de cuidados, bem como da sua família.

Neste sentido, toda a logística associada na organização e preparação das equipas, dos sistemas de comunicação, do material, equipamento e medicação necessária para o doente, entre outros aspetos, é um grande desafio, mas não é uma missão impossível! São vários os projetos internacionais e nacionais que comprovam que este é um dos caminhos a seguir!

Refletir sobre o contributo desta grande transformação no paradigma do “cuidar em casa” e como podemos aumentar a segurança dos cuidados de saúde nesta área, é a principal questão que se coloca nesta Conferência, e que esperamos refletir através das palestras dos peritos convidados e do testemunho do cidadão, bem como, da partilha de experiências dos vários participantes.

No âmbito deste tema partilhamos:

Projeto UMAD CPI – Unidades Móveis de Apoio ao Domicílio Cuidados Pediátricos Integrados

Internados em casa: “A gente deixa de ser um número numa cama de um hospital”

Internados em casa: reportagem junto de projeto pioneiro

Norma DGS, dezembro 2018 – Hospitalização Domiciliária em idade adulta

Informações e inscrições: agformacao@chlc.min-saude.pt ou por telefone para o Secretariado da AGF  – 21 359 64 41 (HDE).

Salão Nobre, Hospital de São José
Rua José António Serrano