Estrutura de Apoio e Logística

O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, EPE (CHULC) considera a Formação como um pilar fundamental e determinante no desenvolvimento de uma instituição que presta cuidados de saúde que se pretendem de máxima qualidade e eficiência, sendo um investimento estruturante no desenvolvimento e aquisição de competências pessoais e profissionais dos Colaboradores, de forma a contribuir para a maximização dos resultados individuais e globais.

A Área de Gestão da Formação (AGF) é a estrutura interna, dotada de autonomia pedagógica e operacional, responsável pela implementação da Política de Formação e Desenvolvimento Profissional definida pelo Conselho de Administração.


Administradora Hospitalar
Ana Paula Borges

Morada: Alameda de Santo António dos Capuchos, 1169-050 Lisboa
Email: ap.borges@chlc.min-saude.pt


Secretariado
Email: agformacao@chlc.min-saude.pt
Telefone: 21 359 64 41

 

Certificado de Acreditação – Área de Gestão da Formação

 


O CHULC, no contexto do seu plano de desenvolvimento estratégico, procura desenvolver uma política de formação integrada na sua estratégia global e no processo de gestão de recursos humanos, com a finalidade de promover e dinamizar o desenvolvimento dos seus profissionais, permitindo melhorar a sua prestação e realização.

A Formação é entendida como um investimento na qualificação, desenvolvimento e melhoria das competências dos Colaboradores do CHULC, tornando-se um elemento potenciador de conhecimentos e de desempenhos, promovendo novas qualificações, facilitando o atingir de objectivos e em última análise a melhoria da prestação de cuidados de saúde com qualidade.

Concentrado na promoção da formação e visando o aperfeiçoamento do desempenho dos seus profissionais, o CHULC procura disponibilizar interna ou externamente a formação necessária, equacionando qualidade, custos e oportunidade, de forma a:

  • Contribuir para a eficiência, a eficácia e a qualidade dos serviços, visando a satisfação dos clientes internos e externos;
  • Melhorar o desempenho profissional, motivando e fomentando a sua criatividade, a inovação, o espírito de iniciativa, o espírito critico e a qualidade;
  • Integrar os profissionais nos objectivos da Instituição e da Área/ Unidade Funcional onde serão colocados;
  • Contribuir para a sua realização pessoal, cultural e profissional, preparando-os para o desempenho das diversas missões para que estão vocacionados;
  • Contribuir para a modernização e desenvolvimento integrado da organização, favorecendo a melhoria da produtividade e da competitividade
  • Contribuir para a adequação entre o profissional e o posto de trabalho, tendo em conta as capacidades daquele, a mobilidade profissional e a definição e redefinição constante dos perfis profissionais do presente e futuro.

No acesso à formação, é garantida:

  • A igualdade de oportunidades;
  • A universalidade;
  • A continuidade;
  • A utilidade funcional;
  • A multidisciplinaridade;
  • A desconcentração e descentralização;
  • A complementaridade.

A Formação no CHULC desenvolve-se a vários níveis e em vários sectores e dispõe de uma estrutura organizacional autónoma e dependente directamente do Conselho de Administração, encontrando-se a sua estrutura enquadrada no Regulamento Interno da Formacão do CHULC

O CICLO FORMATIVO
É com base nas linhas enquadradoras da Política de Formação e Desenvolvimento e do Regulamento Interno da Formação, que a AGF desenvolve as várias actividades de concepção e organização da formação, intervindo em todos os domínios que caracterizam o ciclo formativo, designadamente:

  • Diagnóstico das necessidades de formação;
  • Planeamento, concepção e promoção das actividades formativas;
  • Desenvolvimento e execução da formação;
  • Acompanhamento e avaliação de resultados

A AGF desenvolve, ainda, outras formas de intervenção, tais como:

  • Proceder a estudos conducentes à dinamização de novas metodologias, técnicas e dispositivos de formação;
  • Cooperar na Formação em Serviço;
  • Apoiar o desenvolvimento de Estágios;
  • Apoiar a Formação de outros Hospitais;
  • Desenvolver parcerias com diversas entidades de Formação, nomeadamente com o IEFP, Instituições de Ensino Superior e de Formação Profissional.

Administradora Hospitalar – Ana Paula Borges

Equipa Técnica
Ana Vaz Pereira – Técnica Superior
Catarina Soeiro – Técnica Superior
Cristina Cosme – Técnica Superior
Manuela Brioso – Técnica Superior
Rui Pereira – Técnico Superior

Equipa de Apoio Administrativo
Ana Angeja – Assistente Operacional
Carla Oliveira – Assistente Operacional
Célia santos – Assistente Técnica
Luís Filipe – Assistente Operacional
Luís Silva – Assistente Técnico
Manuela Coelho – Assistente Técnica

 

 

Organograma Hierárquico

Profissionais e Contactos por Pólo Hospitalar

A Equipa Técnica da AGF desenvolve a sua actividade de forma transversal, independentemente do Hospital em que se encontra localizada fisicamente, estando organizada por Projectos e/ou grandes Áreas Temáticas da Formação.

Organograma Funcional

Para facilitar a comunicação entre as áreas do CHULC e a AGF, os Técnicos Superiores têm a seu cargo um conjunto de Áreas/ Especialidades/ Unidades Funcionais, competindo-lhes estabelecer a articulação entre essas estruturas e a AGF para efeitos de diagnóstico de necessidades, operacionalização dos projectos formativos respectivos, entre outras actividades, assim como, colaborar e prestar apoio sempre que solicitados nesse sentido.

A Formação representa um dos recursos privilegiados de gestão numa organização, sendo necessário formular estratégias formativas que estejam integradas e subordinadas à estratégia global da organização. Desta forma, a AGF apresenta nos seus Planos de Formação um conjunto de propostas que visam contribuir para optimizar a estratégia de acção definida para este Centro Hospitalar, de modo a potenciar a intervenção de todos os profissionais, em áreas consideradas essenciais para a melhoria nos cuidados de saúde prestados à população.

Os Planos de Formação, encontram-se assim, estruturados por Áreas Temáticas, nomeadamente:

  1. Integração Profissional;
  2. Área Clínica
  3. Cuidados Paliativos
  4. Cuidados Continuados
  5. Cuidados de Emergência;
  6. Prevenção e Controlo da Infecção Hospitalar;
  7. Governação Clínica;
  8. Gestão do Risco e Segurança do Doente;
  9. Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho;
  10. Saúde e Segurança;
  11. Competências Técnicas;
  12. Competências Relacionais;
  13. Gestão;
  14. Qualidade;
  15. Tecnologias de Informação e Comunicação

Relatório de Actividades Formativas 2018 AGF CHULC

Plano de Formação 2019

 

ACTIVIDADE DESENVOLVIDA NOS ÚLTIMOS ANOS
A Formação desenvolvida nos últimos anos mantém a aposta no desenvolvimento pessoal e profissional dos Colaboradores, aferindo constantemente a sua estratégia quer com a gestão de topo, quer com as áreas clínicas e/ou de apoio do CHULC de modo a contribuir para maximizar resultados individuais e globais.

Paralelamente, tem direccionado a sua intervenção no sentido de dar resposta às necessidades formativas identificadas nos critérios do Manual de Acreditação da Qualidade, esforço que tem sido compensado nos resultados positivos com as últimas auditorias no CHULC.

Indicadores Globais da Formação 2017/ 2018

 

Regulamento de Utilização e Aluguer de Espaços

As áreas de Compras, Logística e Distribuição, são áreas de apoio à gestão e logística geral, dependem directamente do Conselho de Administração e cuja missão genérica consiste em satisfazer as necessidades do CHLC, nomeadamente na aquisição de bens, serviços e empreitadas de obras públicas necessárias ao seu correcto funcionamento, garantindo o fornecimento em tempo oportuno, na quantidade certa, com a qualidade adequada e ao menor custo mais favorável, minimizando em simultâneo a existência de artigos em stock nos armazéns, o que traduz numa maior eficiência e eficácia no seu fornecimento.

Sectores de atividade

  • Área de Gestão de Compras – Polo Hospital de S. José.
  • Central de Impressão – Polo Hospital Dona Estefânia.
  • Logística e Distribuição:
    • Polo Hospital de S. José – Armazém de consumo administrativo e conservação.
    • Polo Hospital de Santo António dos Capuchos – Armazém de consumo clínico e hoteleiro
    • Polo Hospital Santa Marta – Armazém de consumo clínico, administrativo e hoteleiro
    • Polo Hospital D. Estefânia – Armazém de consumo clínico, administrativo, hoteleiro e de conservação
    • Polo Hospital Curry Cabral – Armazém de consumo clínico, administrativo, hoteleiro e de conservação
    • Polo Maternidade Dr. Alfredo da Costa – Armazém de consumo clínico, administrativo, hoteleiro e de conservação

Director (a)

Ana Teresa Cruz

Morada: Rua José António Serrano, 1150-199 Lisboa

Email: ana.cruz@chlc.min-saude.pt

 

Secretariado

Email: cristina.beco@chlc.min-saude.pt

Tel.: 21 884 19 11

 

Atendimento

Hospital S. José

Horário:

GESTÃO DE COMPRAS – Atendimento a fornecedores: 14h30 às 16h30

LOGISTICA E DISTRIBUIÇÃO – Armazém e Gestão de Stocks: das 08h às 12h30 e das 13h30 às 17h

 

Hospital dos Capuchos

Horário:

LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO 2 – Armazém e Gestão de Stocks: das 8h às 12h30 e das 13h30 às 17h

 

Hospital Santa Marta

Horário:

LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO 4 – Armazém: 08h às 12h30 e das 14h30 às 17h; Gestão de Stocks: 09h às 13h e das 14h às 17h

 

Hospital D. Estefânia

Horário:

LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO 5 – Armazém: das 08h às 16h; Gestão de Stocks: das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30;

Central de Impressão: das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

 

Hospital Curry Cabral

Horário:

LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO: das 08h às 12h30 e das 13h30 às 17h

 

Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Horário:

LOGÍSTICA E DISTRIBUIÇÃO: das 08h às 16h

 

Certificado de Acreditação – AGCL

A Área de Gestão de Doentes tem a seu cargo a gestão de doentes e as consultas externas centralizadas e a Unidade de Arquivo Centralizada.

Setores de actividade

  • Gestão de Doentes
  • Consultas Externas Centralizadas
  • Unidade de Arquivo Centralizada


Diretor(a)
Ana Margarida Lopes

Morada: Rua José Antonio Serrano, 1150-199 Lisboa
Email: sec.gdoentes@chlc.min-saude.pt


Secretariado

Email: sec.gdoentes@chlc.min-saude.pt
Tel.: 21 884 16 05


Atendimento

Polos
Hospital S. José

Horário:
Consultas – 08h às 20h
Gestão de Doentes – 09h às 17h


Hospital dos Capuchos

Horário:
Consultas – 08h às 20h
Gestão de Doentes – 09h às 17h

 

Hospital Santa Marta

Horário:
Consultas – 08h às 17h
Gestão de Doentes – 09h às 17h


Hospital D. Estefânia

Horário:
Consultas – 08h às 17h
Gestão de Doentes – 09h às 17h


Hospital Curry Cabral

Horário:
Consultas – 08h às 18h
Gestão de Doentes – 09h  às 17h

 

Certificado de Acreditação – Área de Gestão de Doentes

 

Apoiar as estruturas de atividade hospitalar (clínica, de apoio clínico e outras de apoio técnico e logístico) com o conhecimento e as competências da Engenharia da Saúde, contribuindo de forma inequívoca para a prestação de cuidados de saúde de qualidade.


Sectores de atividade
Electromedicina, Eletromecânica, Eletrotecnia, Oficinas, Projetos e Obras


Diretor
Tiago Pires

Morada: Rua José António Serrano, 1150-199 Lisboa

Administrador
João Silveira Ribeiro

Morada: Alameda de Santo António dos Capuchos, 1169-050 Lisboa

Secretariado
Email: sec.sie1@chlc.min-saude.pt
Tel.: 21 884 16 97


Atendimento

Hospital S. José

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h


Hospital dos Capuchos

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h


Hospital Santa Marta

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h


Hospital D. Estefânia

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h


Hospital Curry Cabral

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h

 

Certificado de Acreditação – AGIE

 

O CHLC, EPE tem vindo ao longo dos últimos anos a fazer um forte investimento na área das tecnologias da informação, no sentido de melhorar a eficácia/eficiência no atendimento à população que serve. Para tal, desenvolveu projectos de elevada dimensão que constitui, nos tempos de hoje, um elevado tráfego a circular pela rede informática.

A informatização de áreas consideradas estratégicas, nomeadamente ao nível da imagiologia, patologia clínica, gastrenterologia, anatomia patológica, pneumologia, electrocardiografia, otorrino, neurofisologia, imunohematerapia, cardiologia e farmácia, devidamente integradas com o processo clínico electrónico, por protocolos modernos e confiáveis nomeadamente HL7, são exemplos de mais valias na qualidade dos serviços prestados.

O CHLC, EPE ciente da importância dos dados informatizados existentes, implementou uma infra-estrutura constituída por dois datacenter’s em replicação, redundantes, permitindo a existência de uma alta disponibilidade dos sistemas existentes.

A implementação do processo clínico electrónico totalmente informatizado é um alvo importante a atingir, no sentido de fazer do CHLC, EPE uma referência nacional ao nível do uso das novas tecnologias.


Director (a)

António Lourenço

Morada: Rua José António Serrano
Email: dir.agsti@chlc.min-saude.pt


Secretariado

Email: dir.agsti@chlc.min-saude.pt
Telefone: 218841345


Atendimento

Hospital S. José
Horário: 8h às 20h

Hospital dos Capuchos
Horário: 8h às 20h

Hospital Santa Marta
Horário: 8h às 20h

Hospital D. Estefânia
Horário: 8h às 20h

Hospital Curry Cabral
Horário: 8h às 20h

Maternidade Dr. Alfredo da Costa
Horário: 8h às 20h

Tem como missão genérica obter e coordenar, atempadamente, toda a informação económica, financeira, analítica e de gestão do CHLC, por forma a poder responder eficazmente a todas as solicitações, internas ou externas, nomeadamente, a informação que possibilite uma análise aos resultados mensais, para tomada de decisão da gestão da empresa, bem como, toda a documentação necessária para o encerramento anual e elaboração do Relatório e Contas.

 

Sectores de actividade

  • Contabilidade Geral – Despesa, Receita, Conferência de Facturas, Faturação e Pré-Faturação, Tesouraria, Pagamentos e Recebimentos
  • Contabilidade Analítica – Custos, Proveitos, por actividades e serviços/ unidades
  • Gabinete Técnico – Situação económico-financeira, Balanço e Demonstração de Resultados, Relatórios diversos e indicadores.

 

Director (a)

Joaquina Matos

Morada:

Rua José António Serrano, 1150-199 Lisboa

Email:

joaquina.matos@chlc.min-saude.pt

antonia.lourenco@chlc.min-saude.pt

 

Contactos Secretariado

Gabinete Técnico – 21 884 15 95/1610/1160

Pagamentos a fornecedores – 21 884 15 95/1886

Despesa – 21 884 16 11/1895/1894

Conferência de facturas – 21 884 16 85/1461

Facturação – 21 884 14 59/1615

Receita – 21 884 14 62/1613

Pré Contencioso – 21 884 16 14

Tesouraria – 21 884 12 20

Guichet Receita – 21 884 12 89

Fax – 21 884 10 56

 

Atendimento

Hospital S. José

Horário:

Tesouraria – 08h às 16h

Serviço – 8h30 às 17h30

Atendimento aos forncedores: 3ªs e 5ªs feiras – das 9h às 13h

 

A Área de Gestão Hoteleira é uma área de apoio à gestão e logística geral, dependendo directamente do Conselho de Administração e cuja missão genérica consiste em satisfazer as necessidades do CHLC, nomeadamente nos sectores de alimentação, limpeza, gestão de resíduos, gestão de acessos, segurança e vigilância, transportes, rouparia e parques e jardins.

Pólos

  • Hospital de São José
  • Hospital de Santo António dos Capuchos
  • Hospital Curry Cabral
  • Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Responsável:
Teresa Ribeiro

Morada:
Rua José António Serrano, 1150-199 Lisboa

Email:
teresa.ribeiro@chlc.min-saude.pt

Contactos:
Email: servhoteleiros@chlc.min-saude.pt

Telefone: 21 884 14 57

Atendimento
Hospital S. José
Horários de atendimento: das 09h às 18h

Contacto: 21 884 14 57

Hospital dos Capuchos
Horários de atendimento: das 09h às 17h

Contacto: 21 313 63 87

Hospital de Santa Marta
Responsável:
Aldina Santos

Morada:
Rua de Santa Marta, 1169-024 Lisboa

Contactos:

Email: aldina.santos@chlc.min-saude.pt

Telefone: 21 359 41 23

Horários de atendimento: das 09h às 16h

Hospital D. Estefânia
Responsável:

Morada:
Rua Jacinta Marto, 1169-045 Lisboa

Email:

 

Telefone: 21 312 69 18

Contactos Secretariado:
Email: shoteleiroshdestefania@chlc.min-saude.pt

Telefone: 21 312 67 44/ 21 312 69 16

Horários de atendimento: das 08h às 16h

De acordo com o Regulamento Interno do CHULC (art.º 62.º), à Área de Planeamento, Análise e Controlo de Gestão (APACG) incumbe, nomeadamente:

  1. Preparar os documentos e sistematizar a informação necessária à elaboração do processo de contratualização interna e externa;
  2. Acompanhar a execução dos contratos-programa e efectuar análises periódicas sobre a evolução dos principais indicadores de gestão, formulando recomendações sobre os desvios detectados face ao previsto;
  3. Elaborar de forma sistemática, e em função dos índices de utilização, estudos sobre a capacidade assistencial instalada e apresentar propostas para alcançar a sua optimização;
  4. Proceder à elaboração da estatística do CHULC e assegurar, neste âmbito, um sistema de informação para a gestão.

Para tal, a Área pretende aperfeiçoar as ferramentas de Planeamento e Controlo existentes, através da exploração dos sistemas informáticos relevantes, em pareceria estreita com a Área de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação (AGSTI).

Missão e Visão da APACG

A Área de Planeamento, Análise e Controlo de Gestão é uma estrutura de apoio logístico e de apoio ao Conselho de Administração na definição do planeamento estratégico, táctico e operacional do Centro Hospitalar e no controlo da sua execução.

A Missão da APACG é garantir o planeamento e controlo de gestão necessários à implementação, com sucesso, da estratégia do CHULC. Nesse sentido, compete à APACG prestar apoio no processo de decisão do Conselho de Administração e dos outros níveis de Gestão do CHULC, através da disponibilização de informação sobre actividade assistencial, acesso a cuidados de saúde e económico-financeira.

A Visão da APACG é ser o produtor de referência da informação de gestão do CHULC, quer para utilizadores internos, quer para entidades externas.

Diretor(a)
Sérgio Pedreiras

Outros Contactos

Email: estatistica@chlc.min-saude.pt

Tel.: 21 884 16 25

 

Missão:

Promover uma Gestão de Recursos Humanos que garanta uma maior eficiência do capital humano do Centro Hospitalar, através de um planeamento criterioso e de uma afectação rigorosa do mesmo, de forma a garantir um serviço de excelência aos nossos utentes.

Organização:

A AGRH integra uma equipa experiente de profissionais, multidisciplinar, que desenvolvem as suas atividades visando não só responder de forma eficaz a todas as solicitações, como também garantir um atendimento diligente e preciso aos colaboradores do CHULC

A esta Área compete a gestão administrativa e a gestão organizacional dos Recursos Humanos.

A Gestão administrativa engloba:

  • Processamento salarial;
  • Processamento de assiduidade;
  • Gestão de escalas e Portal do Colaborador
  • Gestão do Arquivo do PIC;

A Gestão organizacional engloba:

  • Gestão da dotação global de pessoal do CHULC, EPE;
  • Diagnóstico de necessidades de recursos humanos e promoção de processos de recrutamento e seleção;
  • Apoio à decisão do Conselho de Administração através de instrução de processos de diversas matérias, bem como de recolha de informação de gestão;
  • Gestão de processos avaliativos;
  • Instrução de pedidos de aposentação;
  • Informação para a Gestão quer interna quer externa.

Equipa:

Área de Gestão Administrativa:

Diretora: Teresa Alvim

Núcleos de Assiduidade, Apoio SISQUAL, Vencimentos, Apoio WebRHV e Arquivo.

Email: area.administrativarh@chlc.min-saude.pt

Telefone: 21 884 12 12

Área de Gestão Organizacional:

Diretor: António Romano Delgado

Núcleos de Avaliação de Desempenho, Aposentações, Gestão de Pessoal, Contratações /

Recrutamento e Gestão de Estágios

Email: area.estrategicarh@chlc.min-saude.pt

Telefone: 21 884 12 04

Certificado de Acreditação – Área de Gestão dos Recursos Humanos

Certificado de Acreditação (ISO) – Área de Gestão dos Recursos Humanos

Sectores de actividade

O Gabinete de Comunicação e Imagem tem por missão promover a comunicação interna e externa do CHLC, EPE.

 

Elementos

Fátima Palmeiro

Jorge Silva

Miguel Vieira

Raquel Brito

 

Morada:

Rua José António Serrano 1150-199 Lisboa

 

Contactos

Email: gabinetecomunicacao@chlc.min-saude.pt

Tel.: 21 884 17 57; 21 884 18 88; 21 884 18 91

 

Mais informação

 

Certificado de Acreditação – GCI

  • Patrocínio judiciário do Centro Hospitalar
  • Instrução e apoio de processos disciplinares e de inquérito
  • Apoio jurídico aos órgãos de nível estratégico e intermédio de Gestão do Centro Hospitalar

Director (a)

Miguel Lagoute

Morada:
Rua do Arco da Graça, 77 1º dir, 1150-199 Lisboa

Email:
miguel.lagoute@chlc.min-saude.pt

Contactos Secretariado
Email: gabinete.juridico@chlc.min-saude.pt

Telefone: 218847107

Coordenadora:
Maria Cecília Galvão de Azevedo

Email:
cecilia.galvao@chlc.min-saude.pt