Natureza e Missão

O Gabinete do Cidadão foi criado por Despacho Ministerial nº 26/8, II Série de 30 de Junho e tem como missão dar voz aos utentes e cidadãos enquanto agentes activos e responsáveis detentores de direitos e deveres, numa lógica de mediação e diálogo num enquadramento institucional.

Atribuições do Gabinete do Cidadão

  • Informar os utentes dos seus direitos e deveres;
  • Receber as reclamações sobre o funcionamento dos Serviços, ou comportamento dos seus funcionários;
  • Redigir as reclamações orais, quando os reclamantes não possam fazê-lo
  • Receber sugestões dos utentes;
  • Recolher da Imprensa recortes com assuntos alusivos ao Serviço;
  • Promover e divulgar o Gabinete do Cidadão

Pode apresentar a sua exposição através dos seguintes meios:

Livro de Reclamações


Atendimento personalizado - Dias úteis entre as 9h e as 17h
HSJ – junto do Gabinete do Cidadão
HSM; HSAC; HDE; HCC e MAC – junto do Serviço Social

Via Postal
Centro Hospitalar Lisboa Central,EPE
Gabinete do Cidadão
Rua José António Serrano
1150-199 Lisboa

Por email 
gabinete.cidadao@chlc.min-saude.pt


Como deve apresentar a sua exposição:

Independentemente do meio que venha a utilizar, e de modo a permitir um contacto correcto e célere tratamento, a sua exposição deverá conter obrigatoriamente os seguintes dados:

  • Nome Completo
  • Nome do Doente (sempre que o exponente for diferente do utente a que se refere a exposição)
  • Morada completa (incluido o código postal com 7 digitos)
  • Telefone
  • BI do exponente
  • Texto (sugestão):
    - Quando aconteceu (data e hora);
    - Onde aconteceu (Serviço ou Serviços do Hospital);
    - Com quem aconteceu (grupo profissional dos profissionais envolvidos- ex: médicos, enfermeiros, administrativo, técnico, auxiliar, segurança, etc)