Esta acção é dirigida a cerca de 40 agentes da Polícia de Segurança Pública, nomeadamente os que intervêm na área de influência do CHLC, que podem ser confrontados com a necessidade de mobilizar competências neste âmbito.

Da vontade e necessidade de consciencialização pública, foi criado, pelo European Resuscitation Council (ERC), o "European Restart a Heart Day", que em Portugal é designado como a "A comunidade salva vidas".

Fundado com o apoio do Parlamento Europeu, acontece no dia 16 de Outubro de cada ano e tem por objectivo evidenciar que todos podem salvar vidas.

O Conselho Português de Ressuscitação, entidade nacional que representa o ERC, associa-se, a este evento internacional, pelo que convidou as várias escolas de SBV certificadas de Norte a Sul do país, para aderir a este movimento promovendo iniciativas, que sirvam para aquisição /reforço das competências dos cidadãos neste domínio e, assim, terem as capacidades adequadas para atuar nos primeiros elos da cadeia de sobrevivência em Suporte Básico de Vida.

O dia será celebrado com a realização de Masstraining em Suporte Básico de Vida para os públicos mais variados.