Centro de Investigação

A Missão

O Centro de Investigação foi criado com a missão promover investigação de qualidade, de modo sustentado e organizado, nas unidades hospitalares que integram o CHULC.

Criado em 2009, Centro de Investigação apoia todos os profissionais do CHULC envolvidos na investigação em saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de diagnóstico e terapêutica.

É reconhecido que a investigação e a inovação potenciam as áreas de Medicina e Biologia, Saúde Mental, Sociologia, Ensino e Inovação Biomédica, repercutindo-se positivamente na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos utentes.

A equipa e funções

Coordenação: Luís Pereira da Silva

  • Unidade de Ensaios Clínicos: Margarida Ferreira (Gestora Operacional) e Ana Cunha (Gestor de Boas Práticas Cínicas);
  • Gabinete de Análise Epidemiológica e Estatística: Daniel Virella e Ana Luísa Papoila  (Coordenadores), Marta Alves e António Nabais
  • Gabinete de Registo e Apoio aos Projectos: Salomé de Almeida

Secretariado: Adriana Pereira

Consultoria técnica: Miguel Lagoute (Jurídica); Rui Oliveira (Financeira); Ivo Firmino (Informática)

A UNIDADE DE ENSAIOS CLÍNICOS (UEC), criada em finais de 2016, tem a missão de apoiar a investigação com promotor externo desenvolvida no CHULC.

O contato do Promotor ou seu representante, interessado em realizar estudo ou ensaio clínico no CHULC, deve ser dirigido à UEC pelo endereço eletrónico (ensaiosclinicos@chlc.min-saude.pt). A UEC procede ao encaminhamento do pedido ao responsável pela Área ou Unidade Funcional do CHULC interessada ou a especialista na área em apreço.

É da competência da UEC a gestão de todo o processo relacionado com estudos e ensaios clínicos com promotor externo, em articulação com os Promotores, as Equipas de Investigação, a Comissão de Ética e o Conselho de Administração do CHULC.

Em 2018, o tempo médio de aprovação de estudos/ ensaios clínicos no CHULC foi inferior a um mês.

Na Tabela 1 é apresentado o número de estudos e ensaios clínicos com promotor externo, autorizados em 2017 e 2018 e as unidades hospitalares a que dizem respeito.

Na Tabela 2 é apresentado o tipo de estudo/ ensaio clínico com promotor externo, autorizados em 2018.

Tabela 1. Distribuição dos estudos e ensaios clínicos autorizados entre 2015-2017, por unidade hospitalar.

Tabela 2. Caracterização dos estudos e ensaios clínicos autorizados em 2018.

O GABINETE DE ANÁLISE E EPIDEMIOLÓGICA E ESTATÍSTICA apoia a investigação da iniciativa dos investigadores do CHLC, disponibilizando os seguintes serviços:

  • Parecer sobre a exequibilidade e adequação técnico-científica do estudo
  • Apoio no desenho do estudo
  • Apoio na gestão dos dados
  • Análise epidemiológica e estatística
  • Apoio na interpretação dos resultados
  • Apoio na publicação e divulgação dos resultados.

Desde a sua criação (2010-2018), o Centro de Investigação apoiou 444 projetos, 91 (20,5%) dos quais consubstanciando teses académicas de Investigadores do CHLC.

Tabela. Apoio do Centro de Investigação a novos projetos entre 2010-2018 (9 anos).

Vários projetos apoiados por este Gabinete têm dado origem a publicações em revistas de circulação internacional com revisão por pares (peer-review).

Desde que o Centro de Investigação foi criado (2010-2017), foram publicados 77 artigos, estando os elementos deste Gabinete reconhecidos como coautoria em 74 e como agradecimento expresso no artigo em 3.

O GABINETE DE REGISTO E APOIO AOS PROJECTOS assessora os Responsáveis das unidades clínicas com atividade de investigação (Unidades I&D) do CHULC na resposta ao Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN), solicitada pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e regista toda a investigação realizada no CHULC.

Registo e Notificação da Investigação

Em 2018 foi notificada a investigação do ano de 2017 em resposta ao Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN17) (Tabela). Foram registados 507 projetos (279 transitaram do ano anterior) envolvendo 907 investigadores.

Nos últimos 10 anos de resposta ao IPCTN (2008-2017), houve um aumento sustentado do número de projetos (Tabela), estando o CHULC sempre classificado nos primeiros lugares, entre as instituições hospitalares nacionais, pelas três principais medidas: volume de despesa com atividade I&D, volume de despesa com atividade I&D em medicina clínica e investigadores em equivalente tempo integral (http://www.dgeec.mec.pt/np4/206/).

Tabela. Registos do CHLC no Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN) entre 2008 e 2017.

* Número variável dependente da fusão de Unidades I&D congéneres ou da criação de novas Unidades I&D

Representação na PtCRIN

O CHULC pertence ao consórcio Portuguese Clinical Research Infrastructures Network (PtCRIN), de ensaios clínicos da iniciativa do investigador (também designados ensaios académicos), sendo o Centro de Investigação o representante do CHULC na PtCRIN. (http://www.ptcrin.pt/)

O Centro de Investigação está sediado no Hospital Dona Estefânia.

Endereço postal
Centro de Investigação do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Rua Jacinta Marto, 1169-045 Lisboa.

E-mails
Centro de Investigação: centro.investigacao@chlc.min-saude.pt

Unidade de Ensaios Clínicos: ensaiosclinicos@chlc.min-saude.pt

Telefones
Secretariado: ext. 51402, tel. 21 359 64 02

Unidade de Ensaios Clínicos: ext. 51521, tel. 21 359 65 21

Gabinete de Análise Epidemiológica e Estatística: ext. 51481, tel. 21 359 64 81

Gabinete de Registo e Apoio aos Projetos: ext. 51468, tel. 21 359 64 68