Centro de Investigação

A Missão

O Centro de Investigação foi criado com a missão promover investigação de qualidade, de modo sustentado e organizado, nas unidades hospitalares que integram o CHULC.

Criado em 2009, Centro de Investigação apoia todos os profissionais do CHULC envolvidos na investigação em saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de diagnóstico e terapêutica.

É reconhecido que a investigação e a inovação potenciam as áreas de Medicina e Biologia, Saúde Mental, Sociologia, Ensino e Inovação Biomédica, repercutindo-se positivamente na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos utentes.

A equipa e funções
Coordenação: Luís Pereira da Silva

• Unidade de Ensaios Clínicos: Margarida Ferreira (Coordenadora), Ana Cunha (Gestora de Boas Práticas Clínicas) e Elsa Faustino (Assistente Técnica)
  • Gabinete de Análise Epidemiológica e Estatística: Daniel Virella e Ana Luísa Papoila  (Coordenadores), Marta Alves e António Nabais
  • Gabinete de Registo e Apoio aos Projectos: Salomé de Almeida

Secretariado: Adriana Pereira

Consultoria técnica: Miguel Lagoute (Jurídica); Rui Oliveira (Financeiro) e Ivo Firmino (Informática)

O GABINETE DE ANÁLISE E EPIDEMIOLÓGICA E ESTATÍSTICA apoia a investigação da iniciativa dos investigadores do CHULC, disponibilizando os seguintes serviços:

• Parecer sobre a exequibilidade e adequação técnico-científica do estudo
  • Apoio no desenho do estudo
  • Apoio na gestão dos dados
  • Análise epidemiológica e estatística
  • Apoio na interpretação dos resultados
  • Apoio na publicação e divulgação dos resultados.

Desde a sua criação (2010-2019), o Centro de Investigação apoiou 519 projetos, 105 (20,5%) dos quais consubstanciando teses académicas de Investigadores do CHULC.

Tabela. Apoio do Centro de Investigação a novos projetos entre 2010-2019 (10 anos).

Vários projetos apoiados por este Gabinete têm dado origem a publicações em revistas de circulação internacional com revisão por pares (peer-review).

Desde que o Centro de Investigação foi criado (2010-2019), foram publicados 85 artigos, estando os elementos deste Gabinete reconhecidos como coautoria de elementos do Gabinete de Análise Epidemiológica e Estatística.

O GABINETE DE REGISTO E APOIO AOS PROJECTOS centraliza o registo da investigação no CHULC, nomeadamente das unidades com atividade de investigação (Unidades I&D), em resposta ao Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN) solicitada anualmente pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC).

Registo e Notificação da Investigação

Em 2019 foi notificada a investigação de 2018 (IPCTN18), ano em que foram registados 528 projetos, envolvendo 893 investigadores (Tabela).

Nos últimos 11 anos de resposta ao IPCTN (2008-2018), houve um aumento sustentado do número de projetos (Tabela), estando o CHULC consistentemente classificado nos primeiros lugares, entre as instituições hospitalares nacionais, pelas três principais medidas: volume de despesa com atividade I&D, volume de despesa com atividade I&D em medicina clínica e investigadores em equivalente tempo integral (http://www.dgeec.mec.pt/np4/206/).

Tabela. Registos do CHULC no Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN) entre 2008 e 2018.

* Número variável dependente da fusão de Unidades I&D congéneres ou da criação de novas

Representação na PtCRIN

O CHULC pertence ao consórcio Portuguese Clinical Research Infrastructures Network (PtCRIN), de ensaios clínicos da iniciativa do investigador (também designados ensaios académicos), sendo o Centro de Investigação o representante do CHULC na PtCRIN. (http://www.ptcrin.pt/)

O Centro de Investigação está sediado no Hospital Dona Estefânia, no edifício da antiga Maternidade Magalhães Coutinho – Piso 1.

Endereço postal
Centro de Investigação do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, Rua Jacinta Marto, 1169-045 Lisboa.

E-mails

Secretariado: tel. +351213596402

Horário: das 8h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00

O contato com os diferentes gabinetes deve ser feito preferencialmente para o e-mail específico de cada gabinete ou por telefone para o Secretariado do Centro de Investigação.