Centro de Investigação

A Missão

O Centro de Investigação foi criado com a missão promover investigação de qualidade, de modo sustentado e organizado, nas unidades hospitalares que integram o CHLC.

Criado em 2009, Centro de Investigação apoia todos os profissionais do CHLC envolvidos na investigação em saúde, nomeadamente médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de diagnóstico e terapêutica.

É reconhecido que a investigação e a inovação potenciam as áreas de Medicina e Biologia, Saúde Mental, Sociologia, Ensino e Inovação Biomédica, repercutindo-se positivamente na melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos utentes.

A equipa e funções

Coordenação: Luís Pereira da Silva (Coordenador) e Daniel Virella (Coordenador-Adjunto)

• Unidade de Ensaios Clínicos: Pedro Martins (Coordenador), Óscar Brito Fernandes (Gestor Operacional) e Ana Cunha (Gestor de Boas Práticas Cínicas);
  • Gabinete de Análise Epidemiológica e Estatística: Daniel Virella e Ana Luísa Papoila  (Coordenadores), Marta Alves e António Nabais
  • Gabinete de Registo e Apoio aos Projectos: Salomé de Almeida

Secretariado: Adriana Pereira

Consultoria técnica: Miguel Lagoute (Jurídica); Rui Oliveira (Financeira); Ivo Firmino (Informática)

A UNIDADE DE ENSAIOS CLÍNICOS centraliza o pedido por parte dos promotores, o registo, o acompanhamento e o apoio aos estudos/ ensaios clínicos com promotor, em que participe o CHLC.

A solicitação de participação do CHLC em estudos e ensaios clínicos com promotor deve ser feita através de ensaiosclinicos@chlc.min-saude.pt

A Unidade de Ensaios Clínicos articula as relações entre os promotores e o Conselho de Administração, as equipas de investigação e a Comissão de Ética para a Saúde do CHLC.

No ano de 2017, decorreram 49 estudos e ensaios clínicos com promotor: ensaios clínicos = 21 e estudos clíncios = 28 (com dispositivo médico = 4 e intervenção = 24).

Os estudos e ensaios clínicos com promotor autorizados em 2017 distribuíram-se pelas seguintes áreas terapêuticas: Gastrenterologia, Cardiologia, Hemato-oncologia, Oncologia, Neurologia, Nefrologia, Infecciologia e Pediatria.

O GABINETE DE ANÁLISE E EPIDEMIOLÓGICA E ESTATÍSTICA apoia a investigação da iniciativa dos investigadores do CHLC, disponibilizando os seguintes serviços:

• Parecer sobre a exequibilidade e adequação técnico-científica do estudo
  • Apoio no desenho do estudo
  • Apoio na gestão dos dados
  • Análise epidemiológica e estatística
  • Apoio na interpretação dos resultados
  • Apoio na publicação e divulgação dos resultados.

Desde a sua criação (2009-2017), o Centro de Investigação apoiou 444 projetos, 91 (20,5%) dos quais consubstanciando teses académicas de Investigadores do CHLC.

Tabela 1. Apoio do Centro de Investigação a novos projetos de 2010-2017 (8 anos)

Vários projetos apoiados por este Gabinete têm dado origem a publicações em revistas de circulação internacional com revisão por pares (peer-review).

Desde que o Centro de Investigação foi criado (2010-2017), foram publicados 68 artigos, estando os elementos deste Gabinete reconhecidos como coautoria em 65 e como agradecimento expresso no artigo em 4.

O GABINETE DE REGISTO E APOIO AOS PROJECTOS assessora os Responsáveis das unidades clínicas com atividade de investigação (Unidades I&D) do CHLC na resposta ao Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN), solicitada pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) e regista toda a investigação realizada no CHLC.

Registo e Notificação da Investigação

Em 2017 foi notificada a investigação do ano de 20156 em resposta ao Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional (IPCTN16) (Tabela 2). Foram registados 399 projetos (279 transitaram do ano anterior) envolvendo 774 investigadores.

Nos últimos 9 anos de resposta ao IPCTN (2008-2016), houve um aumento sustentado do número de projetos (Tabela 2), estando o CHLC sempre classificado nos primeiros lugares, entre cerca as instituições hospitalares nacionais, pelas três principais medidas: volume de despesa com atividade I&D, volume de despesa com atividade I&D em medicina clínica e investigadores em equivalente tempo integral (http://www.dgeec.mec.pt/np4/206/).

Tabela 2. registos do CHLC no Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico nacional (IPCTN), incluindo o IPCTN16 (registado em 2017)

Representação na PtCRIN

O CHLC pertence ao consórcio Portuguese Clinical Research Infrastructures Network (PtCRIN), de ensaios clínicos da iniciativa do investigador (também designados ensaios académicos), sendo o Centro de Investigação o representante do CHLC na PtCRIN. (http://www.ptcrin.pt/)

O Centro de Investigação está sediado no Hospital Dona Estefânia.

Endereço postal
Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Rua Jacinta Marto, 1169-045 Lisboa.

E-mails
Centro de Investigação: centro.investigacao@chlc.min-saude.pt